Polícia apreende grande quantidade de explosivos
Policiais da 1ª Delegacia de Roubos e Extorsões do Deic (Departamento Estadual de Investigações Criminais) coordenados pelos delegados Joel Wagner e Adriana Muncio, em investigação que apurava a prática do crime de roubo a carro-forte, bem como a estabelecimento bancário, prenderam um homem de 34 anos, que estava na posse de uma grande quantidade de explosivos.
Segundo os delegados, na residência do suspeito foram apreendidas treze “bananas” de emulsão explosiva, espoletas, pavios e cordel detonante. Wagner disse que a quantidade apreendida poderia ser usada em diversas ações criminosas.
Assaltos violentos a pedestres e a comércio
Um jovem de 19 anos foi violentamente agredido durante assalto ocorrido às 22h. A vítima chegava ao condomínio onde reside, quando foi abordada por dois homens armados. Eles exigiram que o rapaz entregasse a carteira. Quando este falou que não tinha e que podiam revistá-lo, foi jogado no chão e agredido pela dupla.
No Núcleo Habitacional Getúlio Vargas, às 15h de domingo, um comerciante de 50 anos foi assaltado por dois homens que invadiram seu estabelecimento comercial. Eles roubaram o dinheiro do caixa e na fuga desferiram um tiro na porta do prédio. A ocorrência foi encaminhada para a Delegacia de Roubos.
Um frentista de 21 anos foi assaltado quando trafegava com sua moto pela Avenida Duque de Caxias. A vítima foi rendida por um homem armado que mediante ameaça de morte a obrigou a entregar a moto CB 300.
Um aposentado de 64 anos desmaiou após ser assaltado por três homens, na Rua Andrade Neves. Os acusados roubaram a mochila com roupas, documentos, dinheiro, talão de cheques e celular e agrediram a vítima a pedradas.
PLANTÃO DE POLÍCIA
◘ Viaturas
Na sexta-feira, às 17h, na Avenida Rio Grande, no Balneário Cassino, em Rio Grande, em frente à Casa de Governo do Litoral Sul e à Base do Comando Regional de Polícia Ostensiva do Sul (CRPO/Sul) o comando da Brigada Militar recebeu cinco novas viaturas (Fiat Palio/Adventure), que já estão atuando na área do 4º Batalhão de Polícia Militar
◘ Perícia
O Instituto-Geral de Perícias (IGP) publicou a homologação das inscrições recebidas, indeferimentos e prazos para recursos, no Edital 02/2014, do Diário Oficial do Estado, DOE, de 7 de março de 2014, na pág. 49, referentes ao processo seletivo de contratação emergencial realizado de 10 a 21 de fevereiro para peritos médicos-legistas e auxiliares de perícias.
As inscrições indeferidas terão o prazo de três dias úteis para recurso, após a publicação do presente Edital, devendo para tanto ser utilizado o formulário para recurso, conforme modelo em anexo, disponível no site www.igp.rs.gov.br, na lateral, à esquerda, na aba Contrato Emergencial, Formulários. O referido formulário, devidamente preenchido, deverá ser entregue pessoalmente ou por Procuração, no protocolo do IGP, localizado na Rua Voluntários da Pátria nº 1358, 3º andar, Ala Norte, nesta Capital. O Edital 02/2014 também está disponível no site www.igp.rs.gov.br-na aba Contrato Emergencial.
SEMINÁRIO : Polícia debate compromisso com os direitos humanos e cidadania
A abertura oficial do seminário “A Polícia Civil Gaúcha e os Direitos Humanos – Compromissos com a Cidadania” acontece hoje a partir das 9h. O local será o Hotel Embaixador, na Rua Jerônimo Coelho, 354, no Centro Histórico de Porto Alegre. O seminário terá painéis e debates até sexta-feira. No evento, promovido pelo Acadepol, entre os temas em destaque, estão compromissos da Polícia Civil com a cidadania, os direitos humanos universais, as práticas e o poder policial sob a legislação brasileira atual.
Na manhã de abertura, o seminário contará com a palestra sobre “LGBT e Direitos Humanos”, a ser proferida pelo juiz federal Roger Raupp Rios, que terá como debatedora a delegada de Polícia Patricia Sanchotene Pacheco, a partir das 10h15min.
A participação no seminário terá certificado conferido pela Academia de Polícia Civil (Acadepol), após a realização do evento.
Durante o seminário serão debatidos os temas: Direitos Humanos na contemporaneidade; A luta por Direitos Humanos na 2ª metade do século XX no mundo e no Brasil; Infância e Direitos Humanos; Gênero e Direitos Humanos, Tráfico de Pessoas; A Pessoa idosa e os Direitos Humanos. ENCONTRO – O chefe da Polícia Civil no RS, delegado Ranolfo Vieira Júnior esteve em Pelotas ontem para reunir-se com servidores da Polícia Civil. O objetivo do encontro foi debater o planejamento e a gestão do órgão em Pelotas e nas cidades que estão na jurisdição da 18ª Região Policial para este ano e anunciar investimentos na Região. Uma das metas é a criação de um laboratório para a investigação de crimes de lavagem de dinheiro.