POPULAÇÃO CARCERÁRIA : Mutirão para exames de Saúde Bucal no Presídio
O setor de Saúde Bucal da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) implantou uma importante mudança no atendimento dos apenados na Unidade Básica de Saúde (UBS) dentro do Presídio Regional de Pelotas (PRP).
Os serviços odontológicos agora passam a ser ofertados baseados em levantamento de necessidades, ou seja, os que precisam mais receberão atenção prioritária. Antes, a demanda era somente conforme a solicitação do preso.
Para atender a população carcerária do PRP, uma equipe de três dentistas e um auxiliar em saúde bucal está realizando um mutirão de exames inicialmente com os apenados do regime semi-aberto, já que o grupo está próximo do retorno ao convívio social e ao mercado de trabalho – inclusive aqueles que participam dos projetos Mão de Obra Prisional e Socializar. Segundo a chefe do setor de Saúde Bucal, Mariane Laroque, o primeiro passo é conhecer as reais necessidades de cada paciente para depois agendar os procedimentos.
O levantamento conta apoio da Escola de Saúde Pública de Porto Alegre. A SMS possui convênio com a Superintendência de Serviços Penitenciários (Susepe) desde 2012.