PORTO DE PELOTAS : Projeto de acesso em fase de conclusão
O projeto que guiará a construção da estrada ligando a BR-392 ao Porto de Pelotas será concluído em até duas semanas. Em fase de finalização, o documento irá apontar sugestões de traçado para o acesso rodoviário com cerca de dois quilômetros.
Principal interessada na obra por estar investindo no porto pelotense, a Celulose Riograndense trabalha junto ao governo do Estado para agilizar a obra. Para isso, contratou técnicos para elaborar o estudo que será encaminhado através da Secretaria de Infraestrutura e Logística (Seinfra) à Secretaria Nacional de Portos e ao DNIT.
Na última segunda-feira, o diretor-presidente da Celulose Riograndense, Walter Lídio Nunes, esteve no porto reunido com o superintendente Eduardo Abreu, a deputada estadual Miriam Marroni (PT) e representantes da empresa de agenciamento marítimo Sagres.
Nunes foi informado de que na semana passada engenheiros estiveram em Pelotas vistoriando o local da rodovia, às margens do Canal São Gonçalo. Nos próximos dias o relatório deverá ser apresentado e, segundo o diretor-presidente da Celulose Riograndense, “em até duas semanas” o projeto estará fechado.
De acordo com a deputada Miriam, que coordena a negociação para a construção do acesso portuário junto à Seinfra e ao governo federal, o próximo passo é obter o aval da Secretaria Nacional de Portos. “É um projeto estratégico, de interesse nacional e que contará com o reconhecimento da SNP. A partir disso a liberação dos recursos pelo DNIT será mais ágil e a obra poderá iniciar ainda no começo de 2015”, explica.
ENTENDA O PROCESSO
– A construção do novo acesso rodoviário entre a BR-392 e o Porto de Pelotas é estratégica para viabilizar a operação de empresas no local.
– O traçado com cerca de dois quilômetros servirá para facilitar a entrada e saída de cargas no porto e evitar o tráfego de caminhões por dentro do perímetro urbano.
– Com investimento em uma nova planta industrial em Guaíba, a Celulose Riograndense utilizará o Porto de Pelotas a partir de 2015 como terminal logístico.
– Cinco barcaças da empresa farão o transporte de 4 mil toneladas de celulose cada até Rio Grande, passando por Pelotas no retorno para embarcar a madeira produzida na região.