Diário da Manhã

segunda, 23 de dezembro de 2024

Notícias

 Mais recentes

Prefeita apresenta plano de contingência à violência nas escolas

Prefeita apresenta plano de contingência à violência nas escolas
13 abril
09:41 2023

A prefeita de Pelotas, Paula Mascarenhas apresentou na tarde de ontem um plano de contingência à violência nas escolas da cidade. O documento elaborado pela equipe do Observatório de Segurança Pública foi discutido em reunião ampliada do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM) e que reuniu, além dos representantes dos órgãos de segurança pública, também integrantes da Câmara de Vereadores, Secretaria Municipal de Educação, 5ª Coordenadoria Regional de Educação e escolas privadas.

“O Poder Público quer dizer à comunidade que primeiro se precisa manter a calma, precisa sair esse momento de pânico, porque isso está sendo retroalimentado nas redes sociais por pessoas irresponsáveis, que eu estou chamando de terrorista de redes sociais, que usaram o fato trágico e aterrorizante que aconteceu em Blumenau e agora semeiam o caos nas redes. Então a primeira medida é serenar os ânimos para que as crianças não se sintam assustadas. Depois, estaremos juntos com as forças de segurança, dando a necessária sensação de segurança, pela qual os pais clamam e fortalecendo as nossas escolas para lidar com esse tipo de questão”, disse a prefeita.

Paula destacou que a integração das forças de segurança, construída a partir do Pacto Pelotas Pela Paz, garante uma vantagem para o município no enfrentamento da situação. “Não estamos começando do zero. Pelotas tem um trabalho muito consistente na segurança pública, com mais de 50 projetos de prevenção à violência, muitos dos quais desenvolvidos dentro das escolas.”

Proposta elaborada pelo Observatório de Segurança Pública foi discutido em reunião ampliada do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM) realizada na tarde desta terça-feira (11)

Tanto na reunião, como na Live realizada logo após nas redes sociais da Prefeitura, Paula reforçou o pedido para que a população não compartilhe ameaças ou postagens sobre ataques em escolas da cidade.

“Não compartilhem, pois um percentual altíssimo dessas mensagens é falso. Denunciem para os canais competentes, mas não disseminem fake news”, disse.

Ações imediatas e integradas

Como resposta imediata às demandas da comunidade, a Guarda Municipal e a Brigada Militar reforçarão a presença nas escolas da cidade, nos turnos de entrada e saída. Nesta quarta-feira (12) durante a reunião semanal dos comandos das Operações Integradas serão traçadas ações voltadas para a segurança escolar na cidade.

O plano elaborado pela equipe do Observatório está estruturado em sete eixos: avaliação de riscos, comunicação, treinamento e capacitação, promoção de ambientes seguros, intervenção de crises, acompanhamento e suporte e revisão e atualização. O documento aponta as diretrizes das ações de prevenção à violência nas escolas, que a partir de agora serão discutidas dentro do GGIM.

A secretária de Educação, Adriane Silveira diz que a Smed está mobilizada para organizar a rede para enfrentar a crise desencadeada a partir dos incidentes em Santa Catarina. “Estamos trabalhando com as forças de segurança e hoje com base nessa reunião do GGIM com articulação das escolas públicas de rede estadual, municipal e também privada, entendemos enquanto Secretaria de Educação que essa questão passa por duas vertentes uma, que é a médio longo prazo, que é o processo educativo nas escolas no sentido de instaurar a segurança de fortalecer os nossos alunos, entendendo que não se combate violência com violência, mas também precisamos de estratégias acurto prazo que é o que as forças de segurança estão fazendo conosco e, estamos planejando estratégias de fortalecer as equipes diretivas, os professores, servidores da educação, para que a gente consiga lidar com essa construção de sensação de segurança na escola”, disse.

Reunião com as mães

Ainda durante a manhã desta terça-feira (11), a prefeita Paula Mascarenhas recebeu um grupo de aproximadamente 20 mães no Salão Nobre do Paço Municipal. Entre as principais demandas, todas ligadas à segurança no ambiente escolar, o grupo destacou a necessidade de sensação de segurança nas instituições de ensino, especialmente após os atendados ocorridos em escolas de São Paulo e Santa Catarina.

A prefeita frisou que a segurança é a prioridade do Município neste momento e destacou que a escola precisa ser um ambiente seguro. “A preocupação é extremamente legítima, mas o pânico não é produtivo neste momento. Vamos reagir com segurança pública, propondo ações de fortalecimento da sensação de segurança e estudando a criação de um plano de ação para possíveis casos similares”, afirmou.

Estiveram presentes na reunião os secretários de Segurança Pública, José Apodi Dourado, de Educação e Desporto, Adriane Silveira, de Governo e Ações Estratégicas, Fábio Machado, a comandante da Guarda Municipal, Cíntia Aires, a coordenadora do Pacto Pelotas pela Paz, Aline Crochemore e a chefe de Gabinete da prefeita, Kelli Baum.

Com colaboração de Micael Carvalho

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções