Diário da Manhã

quinta, 28 de março de 2024

Notícias

Prefeitura apoia festas de Iemanjá e Navegantes

26 janeiro
09:00 2022

Secretarias irão contribuir com diversos serviços nas celebrações umbandistas e católicas, referentes ao feriado municipal de Nossa Senhora dos Navegantes

Como todos os anos, a Prefeitura prestará apoio às festividades religiosas que celebram o Dia de Nossa Senhora dos Navegantes, feriado municipal em 2 de fevereiro: as festas umbandistas em homenagem à Iemanjá, no Balneário dos Prazeres e na Balsa, e as festas católicas em homenagem à Nossa Senhora, no Porto, na Colônia de Pescadores Z3 e no Valverde.

Estarão envolvidas nos serviços de apoio as secretarias municipais de Cultura (Secult), Desenvolvimento Rural (SDR), Transporte e Trânsito (STT), Serviços Urbanos e Infraestrutura (SSUI), Gestão da Cidade e Mobilidade Urbana (SGCMU), Obras e Pavimentação (Smop) e o Sanep.

É importante ressaltar que a pandemia continua, logo os participantes dessas atividades religiosas devem manter os cuidados relacionados à proteção ao coronavírus, como o uso de máscara facial (obrigatório pela Lei Municipal nº 6.819/2020) e o distanciamento social.

FESTIVIDADES:

Festa de Iemanjá no Prazeres

A celebração religiosa será realizada no dia 2 de fevereiro, com carreata partindo do Centro, com saída às 8h, sendo o trajeto completado após duas horas de duração de desfile veicular, culminando na chegada no Balneário dos Prazeres, por volta das 10h. Após o deslocamento, a imagem de Iemanjá ficará em exposição até as 18h, dentro dos parâmetros de segurança sanitária estabelecida pelos órgãos públicos.

Homenagens a Iemanjá atraem milhares de pessoas

O percurso 

Por volta das 8h, a imagem de Iemanjá sairá da sede da Federação Sul-rio-grandense de Umbanda e Cultos Afro-brasileiros, situado a rua Xavier Ferreira, 1.000, Centro, e percorrerá o seguinte caminho: avenida Juscelino Kubitscheck de Oliveira, rua Comendador Rafael Dias Mazza, avenida Adolfo Fetter, avenida Rio Grande do Sul, avenida Arthur Augusto Assumpção, avenida Senador Joaquim Augusto Assumpção (até a orla, avenida Doutor Augusto de Assumpção Júnior), seguindo pela esquerda da orla até o local conhecido como “chafariz”, e logo continuando pela avenida José Maria da Fontoura, avenida Adolfo Fetter, avenida Amazonas (Prazeres) e, por fim, Praça Aratiba.

Exposição da imagem na gruta do Balneário dos Prazeres

Após a carreata, a imagem de Iemanjá será conduzida à gruta localizada no Balneário dos Prazeres. Na localidade, haverá duas pirâmides/tendas de proteção, medindo 10mx10m cada, que abrigará os religiosos que queiram prestar homenagens. O acesso do público estará condicionado à apresentação de comprovante vacinal, seja por foto, carteira de vacinação ou demonstração do aplicativo Conect SUS. Grades de contenção determinarão o percurso a ser trilhado até as tendas e permitirão o controle sanitário, que será realizado por membros da própria Federação. O percurso permitirá que, em tempo adequado, os presentes realizem sua manifestação religiosa, evitem aglomerações e deixem o local com segurança sanitária.

Efetivos da Guarda Municipal e da Brigada Militar irão garantir a segurança durante toda a celebração religiosa, na localidade da gruta e arredores. A Prefeitura também fará uma limpeza interna da casa de apoio, que fica ao lado da gruta, ambiente que será utilizado para a alimentação dos organizadores.

A Secretaria de Serviços Urbanos e Infraestrutura (SSUI) fará a limpeza do local antes e após o encerramento do evento e requalificará a iluminação na área do entorno da gruta. Na noite do dia 1º, as Forças Integradas farão um reforço da segurança no local, para garantir que não haja aglomerações.

Festa de Iemanjá na Balsa

Semelhante ao ano passado, a Festa de Iemanjá na Balsa ocorrerá com carreatas nos dias 1° e 2 de fevereiro. No dia 1°, a carreata com a imagem de Iemanjá parte do Centro de Umbanda, próximo à gruta, por volta das 23h30min, percorrerá as ruas do bairro e retornará ao Centro de Umbanda, dali será levada em barco à gruta, onde será colocada.

No dia seguinte, 2 de fevereiro, a partir das 14h, a imagem ficará em exposição no centro de ventos, ao lado da gruta. Haverá um cordão de isolamento e uma estrutura organizada, com som mecânico, orientando as pessoas para que paguem suas promessas, façam as oferendas e pedidos à Iemanjá, mas circulem, para evitar aglomerações, como medida de segurança contra a Covid-19.

A partir das 17h30min, durante a cerimônia de encerramento das festividades, haverá uma homenagem ao pai-de-santo umbandista Vanderlei Silveira, conhecido como Pailoca, que faleceu no ano passado. Uma placa com dedicatória a ele será afixada na gruta de Iemanjá.

Homenagem à Iemanja nas Doquinhas

No dia 1º de fevereiro também haverá a Homenagem à Grande Mãe Iemanjá, das 20h às 23h30min, nas Doquinhas, na zona portuária. Promovido pelo Grupo Amigos da Umbanda Princesa do Sul, Web Rádio Fragata, Grupo Povo Cigano e Programa Filhos da Umbanda, o evento será realizado em área aberta junto à Gruta da Iemanjá. Os organizadores esperam cerca de 100 pessoas e garantem que serão exigidos todos os protocolos de segurança contra à Covid-19, entre eles a apresentação da carteira de vacinação ou passaporte vacinal do Conect SUS. Haverá distribuição de máscaras e será disponibilizado álcool gel no local.

Festa de Nossa Senhora dos Navegantes no Porto

Com o slogan “Com a mãe dos navegantes, 90 anos de comunhão, participação e missão”, a Festa de Nossa Senhora dos Navegantes, promovida pela Paróquia Sagrado Coração de Jesus, no Porto, ocorre de 30 de janeiro a 2 de fevereiro. Programação:

Dias 29, 30 e 31 de janeiro

Tríduo Preparatório – Celebração Eucarística às 19h

Dia 1° de fevereiro

Celebração Eucarística às 19h

Após, procissão/carreata na região da Paróquia

Dia 2 de fevereiro

Festa de Nossa Senhora dos Navegantes

Missas às 7h30min, 16h e 19h

12h – Oração do Angelus

A imagem ficará exposta para oração durante o dia.

A Paróquia Sagrado Coração de Jesus está localizada na rua Gomes Carneiro, 1302 (esquina Alberto Rosa).

 

Festa de Navegantes no Laranjal e Z3

Programação:

Dias 29, 30 e 31 de janeiro

Tríduo Preparatório – Celebração Eucarística às 20h.

Dia 1º de fevereiro

Procissão motorizada/carreata às 19h, saindo do Santuário de Nossa Senhora dos Navegantes na Colônia Z-3, percorrendo as ruas do bairro.

Dia 2 de fevereiro

Festa de Nossa Senhora dos Navegantes

Missas – 9h e 11h

12h – almoço com frutos do mar, no sistema “pegue-e-leve” e no salão paroquial do Santuário (Z3), respeitando as normas de distanciamento e higienização.

14h – Terço das Rosas.

A imagem ficará exposta para visitação e oração durante o dia no Santuário de Nossa Senhora dos Navegantes, na Colônia Z3.

17h – no Balneário Valverde (Laranjal), a imagem da santa sairá da Capela, na av. Arthur Augusto Assumpção, 730 A, seguirá por esta avenida até a avenida Antônio Augusto Assumpção Júnior (orla da praia) até o chafariz (próximo ao Shopping Mar de Dentro), onde fará o retorno e seguirá até o Pontal da Barra.

19h – Missa festiva no jardim, ao lado da Capela Nossa Senhora dos Navegantes, no Valverde (Laranjal).

A Prefeitura contribuirá com a manutenção, a fim de assegurar as boas condições das vias dos trajetos das carreatas, tanto no Laranjal quanto na Z3. Na Colônia Z3, todo o apoio é prestado pela Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), que fará a limpeza das vias e a instalação de um gazebo, ao lado do Santuário (Z3), para acolhimento dos visitantes. Na segurança, haverá apoio da Guarda Municipal e da Brigada Militar. O Sanep ajudará com um caminhão-pipa para disponibilizar água potável e banheiros químicos.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções