Diário da Manhã

terça, 30 de abril de 2024

Notícias

Prefeitura conscientiza feirantes sobre projeto “Plástico Zero”

Prefeitura conscientiza feirantes sobre projeto “Plástico Zero”
19 junho
09:25 2020

Equipe da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), que representa a Prefeitura de Pelotas com a responsabilidade de organização e funcionamento das feiras públicas no Município, inicia a distribuição de sacos de papel, em dois tamanhos, aos feirantes que atuam na comercialização de hortifrutigranjeiros e artesanato. A Secretaria é parceira do Sanep no projeto “Plástico Zero”, cujo objetivo é reduzir o uso de material poluente do meio ambiente.

O secretário de Desenvolvimento Rural, Jair Seidel, salienta que o Sanep providenciou a confecção de ecobags (sacolas retornáveis) e de embalagens de papel, e a Secretaria soma-se à distribuição. “Quando acabar o material, a SDR buscará parceria de patrocínio para confecção de mais unidades. A ideia é dar sequência aos propósitos do projeto, promovendo uma mudança de hábitos tanto nos feirantes como nos consumidores”.

SDR distribui sacos de papel

SDR distribui sacos de papel

REDUÇÃO DRÁSTICA DO PLÁSTICO

A SDR prevê, segundo Seidel, uma redução drástica no uso de embalagens de plástico. “Sacolinhas e sacos plásticos são elementos extremamente poluidores, que levam centenas de anos para se decompor, e, descartados incorretamente, vão parar no sistema de drenagem da cidade, causando grande prejuízo à tubulação e graves consequências, entre as quais as inundações.”

CONSCIENTIZAÇÃO

“Quando fores à feira, não esqueças tua sacola retornável.” Este é o apelo da SDR para o consumidor. “A conscientização quanto à responsabilidade para com o meio ambiente é a grande meta do projeto”, diz o secretário, salientando que o compromisso de utilizar embalagens não poluentes não deve se restringir ao feirante, mas também ao comprador.

ÁREA DE ATUAÇÃO

O Município, por meio da SDR, é responsável pelo controle e funcionamento de 38 feiras livres de hortifrutigranjeiros, montadas em diversas áreas da cidade. Há 196 feirantes cadastrados e 586 bancas. Além dessas, Pelotas conta com duas feiras de artesanato, com 120 feirantes e 156 bancas.

A equipe da SDR atuará em todas as feiras, com distribuição do material aos feirantes e diálogo de conscientização.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções