Diário da Manhã

segunda, 29 de abril de 2024

Notícias

 Mais recentes

Prefeitura disponibiliza canal de Saúde Digital para doenças

Prefeitura disponibiliza canal de Saúde Digital para doenças
06 fevereiro
08:38 2023

Conteúdos de orientação sobre saúde mental e hipertensão e diabetes serão enviados pelo WhatsPel a pacientes em acompanhamento e a população em geral que desejar participar

O Município vai dar início, a partir desta segunda-feira (6), a um canal de Saúde Digital focado em saúde mental e outro destinado a pacientes com hipertensão e diabetes. Por meio do WhatsPel, WhatsApp da Prefeitura de Pelotas, serão encaminhados semanalmente conteúdos de orientação e dicas de autocuidado que é necessário ter com essas doenças. O Departamento de Saúde Digital da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) vai executar a ação.

O WhatsPel Saúde Digital vai filtrar os contatos telefônicos de pacientes que já são acompanhados pelo Departamento de Saúde Digital e enviar convites para se cadastrar por meio de mensagens no WhatsApp, conforme explicou a coordenadora da Telemedicina da SMS, a enfermeira Ângela Lima. Quem quiser aderir, precisa responder a mensagem com “SIM”. Caso o usuário opte por não participar, é só responder “NÃO”.

Também haverá números pelos quais a população pode entrar em contato para receber os conteúdos e orientações. São eles: WhatsPel Saúde Mental: (53) 9976-9538 e o WhatsPel Condição Crônica: Hipertensão e Diabetes: (53) 9711-4509.

Como vão funcionar os canais de saúde digital

O WhatsPel Saúde Mental contará com dois tipos de conteúdos, um intitulado “Cuidando de si mesmo”, que será enviado todas as semanas às terças-feiras, e outro voltado a atividades para equilíbrio da saúde mental, encaminhado às quinta-feiras. Os materiais contarão com vídeos e atividades que podem ajudar pacientes em momentos de ansiedade e agitação, e também para serem realizadas com intuito de evitar essas situações.

Meditação e exercícios físicos também estão incluídos nessa lista. As atividades podem envolver outras pessoas próximas do usuário ou propor um momento consigo mesmo, por exemplo. A ideia é propor todo dia uma atividade diferente para ser incluída na rotina.

A Farmácia Municipal funciona na rua Professor Araújo, 2.016, próximo ao Largo Vernetti
Foto: FIavio Neves

Já o WhatsPel Condição Crônica, para pessoas com Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) e Diabetes, será enviado diariamente. A programação inclui precauções com a saúde e como garantir qualidade de vida, além de orientações com saúde bucal, cuidados com a pele e dicas de nutrição, por exemplo. O funcionamento da Farmácia Municipal também será tema do canal.

Dentre os conteúdos já planejados, estão a atenção com a insulina e em quais condições manter os frascos, bem como o descarte de agulhas e seringas e a utilização correta da caneta aplicadora. Imagens que indicam locais do corpo onde pode ser aplicada a insulina também serão enviadas.

Prefeitura trabalha em mais três canais de Saúde Digital

Além dessas duas ferramentas, também serão disponibilizados pelo Departamento de Saúde Digital, a partir de março, canais dedicados exclusivamente à saúde da mulher, de gestantes e de crianças de 0 a 5 anos.

“Nosso principal objetivo é disponibilizar conteúdos para melhorar a qualidade de vida dessas pessoas”, declarou a coordenadora de Telemedicina.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções