PREFEITURA E UFPEL : Convênio garante atendimento para animais retirados das ruas
Parceria garante cuidados de saúde aos exemplares recolhidos das ruas
A prefeita Paula Mascarenhas e o reitor da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) Pedro Curi Hallal assinaram, ontem, um acordo de cooperação para o atendimento de animais de pequeno e grande porte, retirados das vias públicas pela Prefeitura, no Hospital de Clínicas Veterinária da UFPel (ClinEq).
O convênio garante o serviço da UFPel para dez animais de pequeno porte e cinco de grande porte por mês. O pacote inclui o fornecimento de cuidados de saúde, alojamento e alimentação até a alta. A contrapartida do Executivo envolve o recolhimento dos animais soltos nas ruas de acordo com os critérios de bem estar animal, o transporte, o pagamento das despesas com procedimentos, medicamentos, material hospitalar e diárias de hospedagem durante a estadia na Clínica.
A Secretaria de Serviços Urbanos e Infraestrutura (Ssui) mantém o serviço de Apreensão de Grandes Animais e a Hospedaria, que abriga os exemplares após o recolhimento das vias públicas enquanto eles ficam sob a tutela da Prefeitura. O proprietário tem até 30 dias para reivindicar a posse, mediante ao pagamento de uma Unidade de Referência Municipal (URM), valor correspondente a R$ 107,17. Quando o resgate não ocorre, a Ssui está autorizada a promover eventos de adoção e ofertá-los a produtores rurais.
A Hospedaria fica na margem da BR 392, ao lado do Canil Municipal. Denúncias de exemplares soltos nas ruas ou vítimas de maus tratos podem ser feitas pelo telefone 3271-9244.
O secretário de Serviços Urbanos e Infraestrutura, Jeferson Dutra, o responsável pela Hospedaria de Grandes Animais, Marco Moraes, o presidente do Comitê Municipal de Proteção aos Animais (Comupa), Henrique Fetter, e o diretor do ClinEq, Carlos Eduardo Wayne Nogueira, também acompanharam a assinatura.