Prefeitura lança Operação Tudo Azul
Vinte e quatro guardas municipais (GM), divididos em duas equipes, já estão, desde as 9h de ontem reforçando a segurança no centro da cidade.
Um grupo está trabalhando na área comercial, entre as ruas Tiradentes e Voluntários da Pátria e Gonçalves Chaves e Professor Araújo, e o outro entre as ruas Voluntários da Pátria e Doutor Amarante e Gonçalves Chaves e Marechal Deodoro.
Os guardas estão atuando armados, em duplas a pé, em duas viaturas, duas motocicletas e uma pick up e, ainda, contam com um micro-ônibus que serve de base fixa de referência da Operação e está estacionado na Rua 7 de Setembro, esquina do chafariz do Calçadão. Tudo Azul será mantida durante o período de festas, encerrando-se no dia 31 de dezembro,
“Uma das maiores reivindicações da população é a segurança – uma tarefa designada ao Estado, mas que envolve o Município. Pelotas não se esquiva, embora esteja atenta à responsabilidade de dar sustentabilidade às ações. A Guarda Municipal está qualificada. É sempre com orgulho que recebemos cada notícia de cumprimento do seu dever”, afirmou o prefeito Eduardo Leite, no lançamento oficial da Operação Tudo Azul, na manhã de ontem, no largo Edmar Fetter.
O prefeito comentou ainda que Pelotas deveria ter mais de 700 brigadianos atuando. No entanto, conta com cerca de 350 e há muitos casos de iminentes aposentadorias, devendo desfalcar mais ainda o efetivo, pressionando o Município a fortalecer a segurança. Embora a GM não possa realizar o policiamento ostensivo, sua presença indispensável na prevenção e nas próprias ocorrências.