Diário da Manhã

domingo, 24 de novembro de 2024

Notícias

 Mais recentes

Prefeitura orienta população sobre as cobras no Laranjal

23 outubro
09:13 2015

Centenas de animais, entre serpentes, sapos, rãs e ratões do banhado, vivos ou mortos, foram recolhidos de uma extensão de 250 metros da orla dos balneários Valverde e Santo Antônio, no Laranjal, pelas equipes das secretarias de Habitação e Regularização Fundiária (SHRF), da Saúde (SMS) e de Qualidade Ambiental (SQA).

O secretário da SHRF, biólogo da Defesa Civil Ivan Vaz, justifica que as ações de recolhimento dos animais decorrem de preocupação da relação entre seres humanos e meio ambiente. “Nos 250 metros percorridos na orla, foram recolhidos 157 exemplares de serpentes, vivos e mortos. Dentre elas, as espécies Helicops Infrataeniatus (cobra d’água), Phylodryas patagonensis (Parelheira), Anguis fragilis e Ophiodes (Cobra de Vidro). Nenhuma era peçonhenta, embora existam o gênero Bothrops (cruzeiras ou jararacas) naquela área”, informa, acrescentando que também foram retirados da praia 39 mamíferos com morte por afogamento – ratões do banhado.

ANIMAIS saíram do habitat natural para se salvar da enchente

ANIMAIS saíram do habitat natural para se salvar da enchente

As serpentes recolhidas vivas estão sendo encaminhadas para o Núcleo de Reabilitação da Fauna Silvestre da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Lá, é feita a avaliação sanitária dos animais e a identificação das espécies. Tão logo normalize a situação das cheias, serão devolvidos ao habitat natural. As fortes chuvas e a enchente causaram grande impacto ambiental. Não apenas pessoas foram obrigadas a deixar suas casas. Animais também se retiraram em fuga de seu habitat natural, abandonando-o por questão de sobrevivência.

As secretarias envolvidas no recolhimento dos animais desalojados orientam a população para que não os matem. O telefone 153 está à disposição para contato com as equipes de resgate, que estão responsáveis por evitar qualquer acidente, principalmente com serpentes peçonhentas.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções