Diário da Manhã

segunda, 29 de abril de 2024

Notícias

Projeto Conexão Água confirma: a união faz a força

Projeto Conexão Água confirma: a união faz a força
22 abril
09:54 2015

O mutirão entre várias instituições e a comunidade pelotense, no último domingo, resultou em uma caçamba lotada de lixo recolhido do Balneário dos Prazeres, Santo Antônio e Valverde.

Foi a primeira edição do Projeto Conexão Água, desenvolvido pela Defensoria Pública de Pelotas e a Câmara de Vereadores e que contou com o integral apoio do Sanep, da Escola de Líderes da Defensoria Pública, do Exército, da Polícia Ambiental da Brigada Militar, Prefeitura, da empresa Nobre Bicicletas e, principalmente, da população, que além de participar da Pedalada entre a Avenida Ferreira Viana e a Praia, doou alimentos e fez a tão necessária limpeza.

Ao final do evento, foram recolhidos alimentos não perecíveis que serão entregues na Colônia de Pescadores Z3. Para encerrar, um bolo doado por uma confeitaria pelotense, cujo proprietário preferiu não se identificar, foi servido com refrigerante.

MASCOTES do Sanep abrilhantaram o evento

MASCOTES do Sanep abrilhantaram o evento

O dia ensolarado colaborou para as atividades que chamavam a atenção dos populares. É difícil ver crianças e adolescentes envolvidos com adultos que não usam uniformes do serviço de limpeza, usando luvas e camisetas para recolher desde plásticos, até peixes mortos, pedaços de vasos sanitários, poltronas e fogões.

O casal Fátima Vieira e Paulo Pereira de Almeida, moradores do Barro Duro, sentados sob a figueira que ornamenta a orla da Lagoa, admiravam o trabalho. “É muito bom ver as pessoas se disporem a cuidar desse recanto maravilhoso”, disse Fátima, que ama o Barro Duro pelo seu silêncio e a sua beleza natural.

Ana Mara Dumer é moradora do Barro Duro há 11 anos. Ela faz parte de um grupo da comunidade, liderado pelo presidente do Oásis Praia Clube, Valdir Oliveira, que algumas vezes por ano, também se une para limpar a praia da sujeira deixada pelos visitantes e para replantar árvores incendiadas ou derrubadas. Ana queixou-se do descaso da Prefeitura com o Barro Duro. “Já chamamos para reuniões, fizemos audiência, mas eles não comparecem”, afirmou.

Carlos Araújo estava de muito bom humor. Ele confessou que, em casa, a limpeza é feita pela esposa. “Eu não limpo a casa, mas vim limpar a praia porque é uma questão do meio ambiente”.

ANA Maria Dumer, moradora do Barro Duro

ANA Maria Dumer, moradora do Barro Duro

Um dos mais entusiasmados com a ação era o defensor público Igor Menini. Junto com os demais voluntários ajudou na coleta do lixo ativamente e, ao final, estava exultante. “Se tivessem vindo somente cinco pessoas já estaria bom, pois foi a primeira vez que realizamos. Mas está um sucesso, chamamos a atenção das pessoas e mostramos a importância de criar uma consciência ambiental”.

O presidente da Câmara, Ademar Ornel, que participou de todo o evento, também estava muito satisfeito com o resultado. “É um primeiro momento que estamos construindo de uma cultura de preservação de nossos recursos naturais, para desenvolver na população uma consciência sustentável”.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções