Diário da Manhã

domingo, 01 de agosto de 2021

Notícias

 Mais recentes

Projeto regulariza produção de queijos artesanais

Projeto regulariza produção de  queijos artesanais
15 abril
08:56 2021

Os produtores de queijo artesanal passam a ter um novo incentivo com a aprovação do Projeto de Lei nº 05/18, de autoria do deputado estadual Zé Nunes (PT), que dispõe sobre a produção e a comercialização de queijos artesanais de leite cru (foto). A proposta foi aprovada terça-feira, por 46x 2. “Pretendemos instituir legislação específica para caracterizar o queijo artesanal, estabelecer os requisitos para a sua elaboração e autorizar sua comercialização no território gaúcho”, explicou o parlamentar.

A iniciativa está sintonizada com o que já ocorre em países europeus, e em outros estados brasileiros, de valorização da produção de queijo artesanal e de outros alimentos artesanais. No projeto de Zé Nunes, e em todas as leis existentes sobre o tema, há a preocupação com a saúde humana. São estabelecidas regras de sanidade animal e boas práticas de fabricação. “É preciso ter inspeção sanitária e fiscalização por órgão competente. Permitir a produção e comercialização de queijo artesanal com regras diferenciadas significa o reconhecimento da cultura, história e tradições locais, e saber que estas, em interação com o ambiente local, influenciam em hábitos, em modos de produção e de consumo”, declarou.

Conforme o parlamentar, que é coordenador do Grupo de Trabalho do Leite na Assembleia, a estimativa é de que exista hoje no Brasil cerca de 80 mil estabelecimentos rurais onde se elaboram queijos artesanais. Destes, parte significativa emprega técnicas tradicionais e mantém a cultura trazida por antepassados imigrantes ou desenvolvida em território brasileiro ao longo de décadas ou séculos.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções