Diário da Manhã

segunda, 06 de maio de 2024

Notícias

 Mais recentes

Projeto resgata história da Estação Férrea

Projeto resgata história da Estação Férrea
14 abril
09:25 2016

O Museu de Rua “Vida nos Trilhos” e o filme documentário produzidos por um projeto de ensino, pesquisa e extensão da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) estão sendo apresentados no Sindicato dos Ferroviários do Rio Grande do Sul, na sede de Porto Alegre.

Ambas as produções foram frutos do projeto do Laboratório de Ensino, Pesquisa e Produção em Antropologia da Imagem e do Som (LEPPAIS), em atenção a uma demanda da Secretaria Municipal de Cultura de Pelotas, por exigência do IPHAN, visando à realização do Memorial da Estação Férrea da cidade.

O trabalho foi desenvolvido em 2015, sob coordenação da professora Claudia Turra Magni. O trabalho de campo, fundamentado no método etnográfico, foi realizado no universo de trabalhadores ferroviários aposentados e de famílias que ainda habitam na antiga vila ferroviária (Bairro Simões Lopes), às margens da Estação Férrea, cujo prédio, que estava em ruínas, foi reconstruído com recursos públicos. Paralelamente, na própria Estação, foram realizadas duas reuniões abertas com a comunidade, intercaladas por um plantão de sete dias, durante a Semana da Cidade, para o registro audiovisual de depoimentos.

Os 12 painéis do Museu de Rua, compostos por fotos de acervos e atuais, acompanhadas por depoimentos dos interlocutores da pesquisa, haviam sido expostos na Estação Ferroviária e no Mercado Público de Pelotas, em dezembro de 2015 e março de 2016, respectivamente. Agora, passam a itinerar por outras localidades, ampliando o diálogo com a comunidade ferroviária e admiradores dessa obra monumental, que ritmou a vida, o trabalho, o lazer, os fluxos, as comunicações e todo um modo de ser e pensar ligado à ferrovia, sucateada após o encerramento de transporte de passageiros e a privatização da rede.

Em Porto Alegre, a exposição foi uma iniciativa do ferroviário aposentado e delegado sindical de Pelotas, Orlando Chagas, em parceria com o bacharel em Ciências Sociais pela UFPel e mestrando do Mestrado em Antropologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Guillermo Gómez.

A exposição inaugurou no dia 8 e ficará no local até junho. A visitação pode ser feita das 8h30min às 12h e das 13h30min às 18h, de segunda a sexta-feira. O Sindicato fica na Rua Voluntários da Pátria, 595 – cj.505 a 509, no Centro de Porto Alegre.

Comentários ()

Seções