Diário da Manhã

sábado, 27 de abril de 2024

Notícias

Projeto Vida Ativa lança turma para mães de crianças com deficiência

Projeto Vida Ativa lança turma para mães de crianças com deficiência
17 setembro
09:31 2021

Enquanto as mulheres participam da aula de ginástica, promovida pela Prefeitura, os filhos são atendidos com recreação e desenvolvimento motor

Com o objetivo de incluir as mulheres responsáveis por crianças ou jovens com Síndrome de Down e outras deficiências, a Prefeitura de Pelotas lançou nesta semana uma turma inédita do Projeto Vida Ativa que atende mães e filhos em atividades físicas distintas e simultâneas no Ginásio Municipal. A Secretaria de Educação e Desporto (Smed), responsável pela iniciativa, formou a primeira turma com 15 mulheres ligadas à Associação de Pais de Down de Pelotas (Apadpel).

PRIMEIRA aula teve a presença de dez participantes

O projeto tem o objetivo de oportunizar que essas mulheres, que cuidam dos filhos com necessidades especiais em tempo integral, também possam cuidar da própria saúde por meio da atividade física. Para isso, o projeto Vida Ativa desenvolveu uma metodologia em que oferece a elas aulas de ritmo e ginástica, ao mesmo tempo em que as crianças, das quais essas mulheres são responsáveis, participam de atividades lúdicas, com o objetivo do fortalecimento muscular.

Para Cátia Vieira, mãe da Sofia de 10 anos, o projeto foi muito bem aceito pelas integrantes do Apadpel. “Nós fizemos contato com a Prefeitura solicitando alguma atividade do Vida Ativa para as mães da Associação, mas não esperávamos que tivéssemos um atendimento tão especial tanto para as mães quanto para os filhos. Ficamos muito felizes em poder fazer uma atividade em grupo, depois de tanto tempo de isolamento social, sabendo que nossos filhos também estavam se divertindo com segurança”, declarou Cátia.

Durante a primeira aula, que ocorreu na terça-feira, no final da tarde, no Ginásio Municipal, dez das 15 inscritas estiveram presentes. Seis crianças participaram das atividades recreativas e alguns jovens acompanharam as mães na animada aula de Ritmo da professora Kika. Foram abertas 15 vagas, de acordo com os protocolos de distanciamento seguro para covid-19. Embora as mães pertençam a uma associação específica as aulas são indicadas para mulheres da comunidade em geral que tenham filhos com deficiências.

INSCRIÇÕES

Demais interessadas podem fazer inscrição, para fila de espera, diretamente no Ginásio Municipal, à rua Álvaro Chaves, 2000 ou pelo telefone (53) 3222-1592. O projeto Vida Ativa tem o objetivo de fomentar a prática de hábitos de atividades físicas saudáveis, principalmente na população de baixa renda através da socialização.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções