PROJETOS INOVADORES : Equipe da Smed visita Rio e São Paulo
Três professores da rede municipal de ensino de Pelotas estão encarregados de coordenar a implantação, no Município, de três projetos inovadores, que visam revolucionar a educação de crianças e adolescentes.
Márcia Krause Weymar, Rodrigo Rickes Azevedo e Kátia Bern foram escolhidos por ter o perfil do professor líder e aberto a mudanças – mudanças imprescindíveis para diminuir o descompasso de hoje entre o ensino em sala de aula, que em geral ainda segue um modelo ultrapassado, e a realidade do aluno, cada vez mais imerso na “era virtual”.
Acompanhados por uma equipe de gestores da prefeitura de Pelotas, liderada pelo secretário de Educação e Desporto Gilberto Garcias e pelo coordenador de Estratégia e Gestão César Mendes, eles estiveram em São Paulo e no Rio de Janeiro, esta semana, conhecendo “in loco” os projetos que servirão de base para aqueles que pretendem implantar em escolas do Município.
Na quinta-feira pela manhã, o grupo esteve na Zoom Education for Life – Soluções de Aprendizagem, em São Caetano do Sul, no ABCD paulista, conhecendo o projeto Lego Zoom, que em Pelotas será coordenado pela professora Márcia Weymar. Com o uso de tecnologias avançadas, à base de sensores (infravermelho, de presença, de distância, etc.), o projeto se utiliza de peças de lego e noções de robótica para trabalhar habilidades como cooperação, liderança, responsabilidade e prontidão de ouvir, além de conteúdos de lógica, matemática e física, entre outros. Eles foram recebidos por Jefferson Feitosa, editor de Conteúdos da Zoom, Vítor Daga, lego designer, e pelo físico e matemático Vicente Romeu Longo. “As aulas são tão dinâmicas que muitas vezes os alunos não querem sair para o recreio”, comenta Longo. Ele diz que as práticas de robótica também aproximam professores e alunos.
A segunda visita, à tarde, foi ao laboratório de fabricação digital Fab Lab, na Bela Vista (São Paulo), um programa educacional do Center for Bits and Atoms (CBA) do Massachusetts Institute of Technology (MIT). O grupo foi recebido pela diretora Heloísa Neves e pela coordenadora educacional do projeto, Juliana Ragusa. Elas explicaram que o Fab Lab propõe práticas lúdicas, a partir da resolução de problemas, que buscam desenvolver habilidades e capacidades no aluno, para a promoção de um aprendizado mais eficaz e mais agradável. A impressora em 3D, por exemplo, fascina os alunos pela capacidade de fazer reproduções miniaturas (até de pessoas, veja a foto de Heloísa) a partir de imagens escaneadas. Em Pelotas, a implantação do Fab Lab será coordenada pelo professor Rodrigo Rickes.
EDUCOPÉDIA – PELOTAS PODE SER A PIONEIRA NO INTERIOR
Na manhã de sexta-feira, o grupo esteve na Assessoria de Inovação da Smed do Rio de Janeiro para conhecer o funcionamento da Educopédia, que em Pelotas terá a coordenação da professora Kátia Bern. Para ter acesso aos vídeos, e às vezes também a jogos digitais (estes, terceirizados), elaborados para abordar os conteúdos a serem trabalhados em sala de aula, as escolas precisam ser equipadas com o kit Educopédia: computadores e data-show, com sistema de som, para cada sala (alguns professores também utilizam microfones). Os educadores recebem capacitação para saber como acessar e trabalhar com o material, disponibilizado gratuitamente pelo governo do Rio de Janeiro. A ideia da prefeitura de Pelotas, contudo, é ir um pouco além e preparar aulas específicas para a realidade da comunidade pelotense. “É possível, sim. Nós vínhamos pensando em preparar material personalizado e Pelotas pode ser a pioneira. Vamos sentar e construir juntos”, propôs o coordenador da Educopédia Francisco Velásquez.
Ao lado de Velásquez, a assessora e gerente de projetos Gisele Cardoso e a coordenadora pedagógica Paula Regina Santos mostraram que é possível revolucionar a educação a partir de uma estrutura bastante simples. Com a ajuda de mais três integrantes, a equipe tem conseguido implantar gradualmente os projetos desenvolvidos pela Assessoria de Inovação na rede municipal do Rio de Janeiro, que conta com 750 mil alunos e 45 mil professores. A Educopédia, por exemplo, começou em cinco escolas e agora está presente em 33.
Na tarde de sexta-feira, Paula Santos acompanhou o grupo de Pelotas à CIEP Dr. Antoine Magarinos Torres Filho, no Morro do Boréu (RJ), que atende alunos de Educação Infantil até o sexto ano do Ensino fundamental. A diretora Lenita Vilela e a coordenadora pedagógica Sandra Nigro conduziram a visita que mostrou, na prática, como uma escola da rede regular utiliza a Educopédia no dia a dia, em sala de aula. A experiência foi fascinante: alunos concentrados e participativos, o ideal buscado por qualquer professor. O resultado das visitas foi um grupo de gestores entusiasmados e otimistas, confiantes de que será possível promover em breve mudanças significativas na educação da rede municipal pelotense.
A intenção da Smed é implantar ainda este ano os três projetos em três escolas-piloto da rede municipal de Pelotas, de aproximadamente 500 alunos cada. Para isso, a prefeitura espera contar com recursos federais destinados a este tipo de inovação e parcerias de entidades e empresas comprometidas com a qualidade da educação.
Também participaram das visitas a coordenadora geral da implantação dos três projetos na rede de Pelotas, Janaína Schimulfening, Alice Maria Szezepanski, coordenadora da Assessoria de Programas Educacionais da Smed/Pelotas, e Paulo Botasso, do Instituto Tellus.