PRONATEC : Sinduscon e Senai realizam aula inaugural dos cursos
Cerca de 90 alunos participaram da aula inaugural de quatro modalidades de cursos de Formação Inicial pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).
A atividade, desenvolvida através de parceria entre o Sindicato da indústria da Construção e Mobiliário (Sinduscon) de Pelotas e Região e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) atende demanda de mão de obra exclusiva para atuação em canteiros de obras.
As quatro especializações: Gesseiro; Encarregado de Almoxarife de Obras; Eletricista Predial de Baixa Tensão e Aplicador de Revestimento Cerâmico contam com carga horária de 240 horas/aula divididas entre intervenções teóricas e práticas, que serão ministradas na sede do Senai e no Parque do Sesi, com aulas ao ar livre para simular os ambientes de trabalho. “Nosso desafio é tornar as aulas agradáveis para evitar a evasão de alunos. Queremos chegar ao final dos cursos com o mesmo auditório lotado para a entrega dos certificados”, apelou o coordenador regional da Unidade Senai, Eduardo Weber.
A diretora do Sinduscon/Pelotas, Maria de Fátima Brito destacou a importância da parceria firmada adiantando que o mercado está ávido para acolher os trabalhadores que tiverem qualificação para exercer as funções. Ela ainda lembrou que a excelência dos serviços prestados pelo Senai faz toda a diferença na formação dos profissionais enfatizando que o setor continua vivo e com muita energia para seguir prosperando. “ A construção civil está em expansão permanente. É um setor oxigenado grande gerador de emprego e renda na comunidade”, complementou.
Como forma de motivar os alunos à frequência nos cursos, o Governo Federal concede auxilio de custo para cobrir despesas de transporte e alimentação. Todos os trabalhadores matriculados pelo convênio Sinduscon e Senai receberam vouchers que podem ser trocados pelos benefícios.