PROTEÇÃO AOS ANIMAIS : Comitê propõe cartilha para ações
A vice-prefeita Paula Mascarenhas, o Comitê Municipal de Proteção aos Animais (Comupa) e entidades identificadas com a causa reuniram-se para articular formas de integrar iniciativas que visam a defesa de cães, gatos e cavalos.
Na oportunidade, representantes do Comupa apresentaram as metas do comitê. Entre as de curto prazo está a produção de uma cartilha informativa que centralize todas as instituições que têm relação com a causa, em quais situações cada uma deve ser acionada e telefones úteis.
O grupo também busca estabelecer parcerias com ONGs, clínicas e outras entidades para o atendimento veterinário 24 horas e atuar a partir de projetos de educação para conscientizar a comunidade sobre o cuidado com os animais como ação de saúde pública e consciência ambiental.
Paula ressaltou conquistas da atual gestão para a causa animal, como o convênio com a ONG SOS Animais, que castra animais gratuitamente, e o trabalho realizado pela Hospedaria de Grandes Animais, que recolhe cavalos soltos em espaços públicos ou vítimas de maus tratos. “Do ponto de vista do governante, cientes de todas as limitações que nos são impostas, entendemos que é preciso dar os primeiros passos”, destacou a vice-prefeita.
O encontro também teve como objetivo compreender as ações já realizadas por entidades exteriores à prefeitura e as possibilidades de cada uma, como o Conselho Municipal de Proteção Ambiental de Pelotas (Compam), Hospital de Clínicas Veterinárias, vinculado à Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Corpo de Bombeiros, entre outras.
Também participaram da reunião representantes da Secretaria de Serviços Urbanos e Infraestrutura (SSUI), Secretaria de Qualidade Ambiental (SQA), Secretaria de Saúde (SMS), Secretaria de Transporte e Trânsito (STT), Serviço Autônomo de Saneamento de Pelotas (Sanep), Defesa Civil, Guarda Municipal, Cruz Vermelha, Ministério Público e Câmara de Vereadores com o vereador Ivan Duarte (PT).