Diário da Manhã

segunda, 29 de abril de 2024

Notícias

REDE URBAN95 : Intervenção será projetada no largo do Mercado

REDE URBAN95 : Intervenção será projetada  no largo do Mercado
24 agosto
09:12 2021

Iniciativa integra o Pacto Pelotas pela Paz, pelo eixo de Urbanismo, e tem objetivo de mostrar que políticas públicas voltadas à primeira infância são essenciais

Na próxima segunda-feira (30), o Largo do Mercado Central receberá uma intervenção urbana da Rede Urban95, que integra o eixo de Urbanismo da política pública da Prefeitura, o Pacto Pelotas pela Paz. Com o intuito de marcar o Mês da Primeira Infância, inédito no país, mensagens sobre a iniciativa serão projetadas no entorno do local. Pelotas é uma das dez cidades brasileiras que contarão com a mobilização.

A ação tem como objetivo principal chamar atenção da sociedade para a importância de se pensar nos bebês, crianças, gestantes e cuidadores, o que significa cuidar da primeira infância. De acordo com a arquiteta urbanista da Secretaria de Gestão da Cidade e Mobilidade Urbana, Carmem Roig, o conceito por trás dessa intervenção urbana, além de celebrar o mês dedicado à causa, é mostrar a importância de colocar esse público como prioridade em todos os projetos municipais.

“É pensar o espaço urbano como elemento educador, olhar para cidade como se tivéssemos 95cm de altura, construindo lugares lúdicos, seguros e confortáveis. Se for bom para as crianças será bom para todos”, defendeu Carmem.

Por isso, foram definidos, para as projeções, temas que versam sobre a primeira infância e o mês dedicado ao tema, mostrando que a cidade se compromete em colocar em pauta esse debate e priorizar esse público.

SOBRE A REDE URBAN95 

A Rede Urban95 é uma parceria entre a Fundação Bernard Vanleer e o Instituto Cidades Sustentáveis, que visa promover, estimular e fortalecer programas e políticas públicas que prezam pela primeira infância no Brasil. Assim, o programa incentiva o pensamento de uma cidade vista a partir de uma altura de 95 cm – a estatura de uma criança de três anos.

Pelotas foi escolhida para integrar o programa devido ao seu destaque em ações de inclusão direcionadas aos pequenos, como projetos que fazem parte da Estratégia Infância Protegida do Pacto Pelotas pela Paz. A iniciativa passou a integrar a política pública no eixo de Urbanismo.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções