Remo pelotense conquista resultado inédito
O remo conquistou resultado histórico para Pelotas. Dos oito atletas da equipe Remar para o Futuro, sete conquistaram o segundo lugar do Campeonato Brasileiro Interclubes de Jovens Talentos 2017, que foi encerrado domingo, na Ilha do Pavão, em Porto Alegre. Ganhou ainda a medalha de bronze na classe de barcos (quadruplo). Um resultado expressivo porque a equipe não possui esse tipo de barco para treinar.
A competição foi realizada durante quatro dias, reunindo 21 clubes brasileiros e mais um convidado do Chile. A equipe pelotense representou o Centro Português, a Prefeitura de Pelotas e a UFPel (Universidade Federal de Pelotas). A delegação contou com oito atletas da equipe competitiva do projeto e outros cinco da pré-equipe. Cento e oitenta remadores, aproximadamente, participação do campeonato. Remar para o Futuro foi a única equipe de uma cidade do interior do país.
O coordenado-técnico, Oguener Tissot, destaca que a equipe pelotense foi a terceira em participação no pódio do Brasileiro. “Cabe ressaltar que nossa equipe foi muito elogiada por gestores de grandes clubes do país, como Grêmio Náutico União, Flamengo, Botafogo, Pinheiros”, afirmou.
PROJETO – O Remar para o Futuro começou há pouco mais de dois anos e tem as atividades desenvolvidas à margem do Arroio Pelotas. O projeto tem como base uma das três sedes do Centro Português e os realizadores são a Prefeitura de Pelotas, através da Smed (Secretaria Municipal de Educação e Desporto); Esef/UFPel (Escola Superior de Educação Física da Universidade Federal de Pelotas) e Academia de Remo Tissot.
O projeto conta com o apoio de empresas: Freedom Veículos Elétricos; Arroz Emoções; CFC Drive Car; Fundo Social SICREDI e Esmalteria Smalt e tem como parceiros institucionais o GNU e o curso de Fisioterapia da UCPel (Universidade Católica de Pelotas). Um grupo multidisciplinar trabalha na preparação dos atletas: nutricionistas Larissa Braga e Matheus Which e do professor Flaviano Moreira; traumatologista Anderson Machado; professora de remo e yoga Verônica Diedrich; preparadores e educadores físicos Darlan Foster, Charles Bartel, Felipe Fonseca e Alex Sander Souza. A equipe faz todos os treinos específicos sob orientação do diretor-técnico Oguener Tissot e tem coordenação geral do professor Fabrício Boscolo Dell Vechio.
Sobre a competição
Delegação – Piedro Xavier Tuchtenhagen, Mariana Macedo, Evelen Cardoso, Maria do Carmo Fhurmann, Shaiane Ucker, Barbara Bastos, Lucas Muller, Robson Radmann, Luiza Lima, Fabiana Lacerda, Vitória Lopes, Antonio Carvalho, Robert Moraes, Veronica Diedrich e Oguener Tissot
Pódios da equipe:
- Double Skiff Masculino Juvenil 13/14 anos: Robson Radmann / Lucas Muller – prata
- Single Skiff Masculino Junior B 15/16 anos: Piedro Xavier Tuchtenhagen – prata
- Double Skiff Feminino Juvenil 13/14 anos: Shaiane Ucker / Maria do Carmo Fhurman – prata
- Double Skiff Feminino Junior B 15/16 anos: Shaiane Ucker / Evelen Cardoso – prata
- Dois Sem Feminino Júnior B 15/16 anos: Maria do Carmo Fhurman/ Mariana Macedo – prata
- Dois Sem Feminino Júnior A 17/18 anos: Shaiane Ucker/ Evelen Cardoso – prata
- Four Skiff Feminino Junior A 17/18 anos: Shaiane Ucker/ Evelen Cardoso/ Maria do Carmo Fhurmann/ Mariana Macedo – bronze
A competição teve a realização de 16 provas. Foram oito semifinais, 21 repescagens e 16 finais, além de diversas baterias eliminatórias iniciais.
A prova mais disputada da competição foi o Single Skiff Masculino 16 anos, a qual contou com 30 inscritos. O atleta pelotense Piedro Xavier conquistou a prata, ficando apenas a 40 centésimos do ouro.
A equipe pelotense estava inscrita em 10 provas. Chegou a final A (entre os seis primeiros barcos) em nove provas e fez sete pódios – seis pratas e um bronze.