Diário da Manhã

sexta, 19 de abril de 2024

Notícias

 Mais recentes

REPRESENTANDO PELOTAS : Mesmo sem patrocinadores na pandemia, Cristal Futsal mostra força na Copa RS

19 maio
08:54 2021

Por: Henrique König

É um projeto surgido em 2016. Hoje, o Cristal Futsal envolve pelo menos 160 meninas com o sonho de jogar futsal ou futebol de campo. As mais velhas dão suporte a quem chega. Contra todas as dificuldades, elas representam Pelotas na Copa RS da temporada.

O treinador e responsável é o jovem Vinicius Rasch. Ele conta que o Cristal surgiu nas areias da praça da Avenida Bento Gonçalves, no Parque dom Antônio Zattera. Em seguida, migraram para o bairro Simões Lopes. Os treinamentos têm sido no Ginásio Tricolor, no Fragata, onde a equipe, com suas diferentes categorias de base, treina pelo preço de 200 reais por dia. As despesas são divididas. O Cristal Futsal sobrevive do próprio esforço, com a venda de rifas, com arrecadação das mais diversas, tudo para conseguir viajar e competir, carregando a força da zona sul do estado.

Entre em contato com as redes sociais do Cristal Futsal e faça um pix para ajudar a equipe que necessita de apoiadores
Foto: Divulgação / Cristal Futsal

Vinicius conta que o elenco já recebeu forte parceria das Lobas, do EC Pelotas. A equipe, do surgimento tímido, se aperfeiçoa e já recebe jogadoras de outras cidades da região e até de fora. Pela Copa RS de Futsal, o Cristal disputou dois jogos pela primeira fase, em Porto Alegre. Conseguiu empatar com a conhecida Sogipa, berço de tantos atletas a nível nacional e internacional. O placar foi 4×4. No outro jogo, as pelotenses venceram o Bom de Bola, por 7×2. No domingo, 23 de maio, enfrentam a poderosa e multicampeã Celemaster, de Uruguaiana, o Boa Parada, de Cruz Alta, e também o Palestra Futsal, tradicional participante de Erechim.

“Por convites, fomos formando uma equipe forte. Na base, também apostamos em meninas da região. Tivemos evolução e êxito nas competições amadoras da região e profissionalizamos a equipe. Ano passado, estreamos no Estadual e ficamos em 6º lugar”, afirma Vinicius. O treinador disse que, com a dificuldade por patrocínios durante a pandemia, as jogadoras têm buscado participar com o investimento do próprio bolso, ou com rifas e pedágios. Com os riscos da exposição ao vírus, ele também ganha desfalques para formar o time. E a própria comissão técnica diminuiu.

O grupo do Cristal na Copa RS é formado por Sogipa e Bom de Bola. A outra chave tem Celemaster, Boa Parada e Palestra. As primeiras de cada grupo avançam para semifinal. As demais disputam a repescagem.

A fixa Laila, artilheira na primeira fase pelo Cristal, com 4 gols, comentou: “Estamos trabalhando forte, para que tudo venha a dar certo. Pela pandemia e pelos decretos, fica mais difícil treinar, mas fazemos o nosso melhor, em quadra ou em casa. Fomos bem nos dois primeiros jogos, nos empenhando e colocando em prática o que treinamos antes da estreia”. Vinicius afirma que o modelo de jogo da equipe se mantém: gosta de marcação forte, compacta e de sair em velocidade no contra-ataque.

“Treinamos em algumas semanas, em outras não. Muitas ficam preocupadas de levarem o vírus para casa. Outras meninas são de longe e os patrocínios recuaram durante a pandemia”, disse Laila sobre os treinos, que tem sido à noite. “Enfrentaremos a Celemaster, que é espelho para muitas equipes que começam e amam o futsal. Sempre há dificuldade em cada jogo, mas nada é impossível e estamos focadas para dar o melhor.” No segundo semestre, Laila, de 20 anos, espera compor o elenco das Lobas para o Campeonato Gaúcho de Futebol.

Você pode seguir e ajudar o Cristal Futsal nas redes sociais:

  • Facebook: Cristal Futebol Feminino
  • Twitter: @CristalFutsal
  • Instagram: @_CristalFutebolFeminino

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções