Diário da Manhã

sábado, 18 de maio de 2024

Notícias

 Mais recentes

RESÍDUOS SÓLIDOS : Cooperativas de Reciclagem tem primeira comercialização

30 março
08:45 2016

O projeto da Rede Reciclar intitulado Constituição de uma Rede de Empreendimentos Solidários de Coleta e Seleção de Resíduos Sólidos na Região Sul do RS, desenvolvido pelo Núcleo de Economia Solidária e Incubação de Cooperativas da Universidade Católica de Pelotas (NESIC/UCPel), realizou, no dia 17, a primeira venda coletiva de resíduos sólidos.

REDE vendeu cerca de 20 toneladas de papel

REDE vendeu cerca de 20 toneladas de papel

Foram comercializadas cerca de 20 toneladas de papel recolhidas pelas cooperativas de Piratini (Coopiratini), Canguçu (Coopersol) e Arroio Grande (Reciclar). A comercialização só foi possível devido à união das cooperativas. A diferença de rendimento para os catadores na venda em rede representa um ganho que varia entre 11% a 36%, dependendo do material, informa a técnica do Nesic Amélia Rodrigues Nonticuri.

Desde 2012 o Nesic desenvolve ações para articular e consolidar a Rede. Dentre elas estão a formação de um fórum entre as cooperativas e reuniões mensais para tratar de temas de interesse comum. O projeto desenvolvido pelo Núcleo da UCPel atua para mapear, organizar e incubar empreendimentos solidários vinculados à coleta e seleção de resíduos sólidos na região Sul do estado, com o propósito de constituir uma rede integrada de comercialização entre os municípios.

O Projeto Reciclar é desenvolvido pelo Nesic/UCPel em parceria com a Secretaria Nacional de Economia Solidária (SENAES) e Ministério do Trabalho e Emprego. Integram o grupo as cidades de Camaquã, São Lourenço do Sul, Piratini, Turuçu, Rio Grande, Pelotas, Cerrito, Arroio Grande, Canguçu, Cristal e Pedro Osório.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções