RESULTADOS E BOM FUTEBOL : Clemer completa 30 jogos no Brasil, com aproveitamento de 56%
O Brasil acertou em cheio ao contratar Clemer Melo da Silva, 49 anos, em julho do ano passado. E acertou de novo ao renovar o contrato do treinador ao final da temporada de 2017. Não tem como negar os méritos da comissão técnica na campanha vitoriosa no Gauchão, além de produzir um encantamento com o futebol de toque de bola, movimentação e ofensivo da equipe neste ano. Os números não deixam dúvida do sucesso de Clemer no Bento Freitas.
Na partida de domingo – vitória de 2 a 0 diante do São José, em Pelotas – Clemer completou 30 jogos no comando da equipe rubro-negra. São 15 vitórias, cinco empates e 10 derrotas – aproveitamento de 56%. Ou seja, o Brasil ganhou 50 dos 90 pontos disputados desde que o treinador pisou pela primeira vez no vestiário principal do Bento Freitas – dia 22 de julho de 2017.
Foi justamente na sua chegada ao clube, que Clemer falou da necessidade de o Brasil voltar a meter medo nos adversários dentro de casa. A ideia do técnico foi transportada inteiramente para dentro do campo, pois de então o Xavante sofreu apenas uma derrota em casa: 1 a 0 para o Luverdense – dia 26 de setembro pela 26ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B.
Em 16 jogos na Baixada, o Brasil soma 16 vitórias, três empates e uma derrota. O aproveitamento é de 82%. No Gauchão, o time de Clemer se mostra imbatível dentro de casa. Tem quatro vitórias em quatro jogos. A equipe tem resultado e bom futebol – faltam agora títulos e acessos para coroar o excelente trabalho do treinador.
Três mudanças
O técnico Clemer diz que não se preocupa com os jogadores que estão fora do time, porque os reservas se encontram preparados para substitui-los. Então ele não está pensando na ausência de Leandro Leite, Bruno Colaço e Eder Sciola, que não poderão enfrentar o Caxias, sexta-feira, no Centenário, em Caxias do Sul. E sim preparando os três que entrarão na equipe.
O jogo-treino de ontem, diante do Bagé, no Bento Freitas, serviu para dar ritmo a Ednei, Artur e Vacaria que devem ser os escolhidos para jogar na Serra. Fica a expectativa para a possibilidade de retorno de Luiz Eduardo, que está com problema muscular. No jogo-treino de ontem houve empate por 1 a 1. Calyson marcou o gol do Brasil.
Igualdade no Clássico Ca-Ju
O Caxias segue invicto no Campeonato Gaúcho, mas perdeu a oportunidade de reassumir a liderança. O Clássico Ca-Ju realizado nesta segunda-feira, no Centenário, em Caxias do Sul, terminou empatado por 1 a 1. Com o resultado, o time grená segue na terceira colocação, com 15 pontos – um a menos do que Internacional e Brasil. O Juventude subiu para seis pontos e continua no limite da zona de rebaixamento. Tem apenas um ponto a mais do que o São Paulo, que é o primeiro time do Z-2.
O time da casa saiu em vantagem logo aos cinco minutos. Igor Bosel cruzou da direita e João Paulo completou de cabeça. O gol perturbou o Juventude, que só foi se reorganizar no intervalo. E cedo na segunda etapa chegou ao empate com Felipe Lima, depois de um erro de Igor Bosel, que mandou a bola para a entrada de sua área. Depois, o clássico ficou parelho, com os dois times criando boas chances de ataque.
O Caxias volta a jogar na sexta-feira, às 21h30, diante do Brasil, no Centenário. Já o Juventude joga em casa com o Cruzeiro, com a pressão de vencer para se afastar da zona de rebaixamento.