Rio Grande do Sul segue em falta da vacina BCG
Desde novembro de 2017, os repasses de vacina BCG pelo Ministério da Saúde diminuíram, deixando os estados e municípios de todo o Brasil com os estoques limitados para atender a população. A BCG previne contra a tuberculose e é uma das primeiras imunizações aplicadas em recém-nascidos. O Ministério promete regularizar o abastecimento para o País até o final de fevereiro. Pelotas não têm as doses em estoque no momento.
A BCG em Pelotas é administrada somente no Centro de Especialidades, localizado na rua Voluntários da Pátria, nº 1428. A Secretaria de Saúde (SMS) aguarda o recebimento da vacina para atender a população. De acordo com a 3ª Coordenadoria da Secretaria de Saúde do Estado, até esta terça-feira (20) nenhuma nova remessa tinha sido enviada para o Rio Grande do Sul.
“As crianças recém-nascidas que não puderam fazer a BCG serão atendidas assim que os estoques forem repostos pelo Ministério da Saúde”, garantiu a chefe do Departamento de Vigilância Epidemiológica, Maria Regina Reis Gomes.