Diário da Manhã

segunda, 29 de abril de 2024

Notícias

 Mais recentes

Risco de queda no Gauchão é de 20%

06 janeiro
09:02 2017

O risco de rebaixamento para os times do interior no Campeonato Gaúcho caiu de 25 para 20%. Em contrapartida haverá dois jogos a menos para a recuperação das equipes que começarem mal a competição. Ou seja, o Gauchão ficou mais curto e, portanto, mais perigoso por conta da redução do número participantes, que em dois anos desceu de 16 para 12 equipes.

No ano passado, o Gauchão foi disputado por 14 equipes. As três últimas colocadas da fase classificatória foram rebaixadas. Excluindo a Dupla Gre-Nal da ameaça de queda para a segunda divisão, o percentual do risco de queda era de 25% – 12 equipes para três vagas. O Glória foi o time a cair com maior pontuação: 11 pontos em 13 jogos (aproveitamento de 28,2%). Também desceram Lajeadense, com 10 pontos; e Aimoré, com sete.

Brasil na última rodada do Gauchão passado entre queda e classificação Foto: Jonathan Silva/Assessoria GEB

Brasil na última rodada do Gauchão passado entre queda e classificação
Foto: Jonathan Silva/Assessoria GEB

Em 2017 – novamente tirando a Dupla Gre-Nal da disputa contra o rebaixamento -, o percentual de risco caiu para 20%: são 10 times e duas vagas no descenso. Se a ameaça se torna menor (ainda assim alta), o campeonato ficou mais curto. Serão apenas 11 rodadas. Isso pode determinar a queda de quem se atrapalhar nas primeiras partidas.

Os 12 participantes do Gauchão são Internacional, Grêmio, Brasil, Juventude, Caxias, Novo Hamburgo, Veranópolis, Cruzeiro, São José, São Paulo, Passo Fundo e Ypiranga. Na primeira fase, as doze equipes se enfrentam em turno único. Os oito primeiros colocados passarão para a segunda fase, já os dois últimos serão rebaixados. Apenas duas equipes ficarão na zona neutra da tabela de classificação: não caem, mas também não se classificam.

Expectativa

Enquanto a direção e o técnico Rogério Zimmermann trabalham em silêncio na tarefa de reformulação do elenco do Brasil, a torcida vive a expectativa diária do anúncio de contratações. Os nomes de Cassiano e Fernando Viana seguem sendo citados, mas existem, obviamente, muitas outras possibilidades.

Cassiano só vem para o Brasil se houver uma composição pela qual o Inter se responsabilize pelo pagamento de parte de seu salário. O jogador está ainda vinculado ao clube de Porto Alegre, mas fora dos planos do técnico Antônio Carlos Zago. Será emprestado mais uma vez. Porém, recebeu uma proposta do futebol de Uzbequistão.

Fernando Viana é mais um que ainda não respondeu à proposta do Brasil, porque existe possibilidade de transferência para o exterior nesta janela de janeiro.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções