Ritmo de obras públicas da cidade vai aumentar neste ano
Este ano se apresenta como promissor no panorama do desenvolvimento urbano de Pelotas. Já é possível a Prefeitura garantir que o ritmo das obras de infraestrutura, como pavimentação, iluminação pública em LED e revitalização de espaços públicos vai aumentar, com base em recursos assegurados para mais de 50 projetos – com destaque especial para o mais grandioso e arrojado: a construção da maior obra individual do Município, o Hospital de Pronto Socorro Regional de Pelotas, para atendimento de pacientes da cidade e da Zona Sul.
“Queremos manter o ritmo de obras e de entregas aos pelotenses. Isso significa não só melhorias da qualidade de vida das pessoas, mas, também, geração de empregos com as próprias obras e uma injeção de investimento com recursos financeiros e de ânimo no ambiente da cidade. Isso é muito importante para essa retomada, tão necessária, para criarmos, aqui, ambiente atrativo para novos negócios, novos empreendimentos, para gerarmos empregos, renda e esperança para nossa população”, afirma a prefeita Paula Mascarenhas.
“O ritmo de obras em 2022 vai aumentar devido à parceria do Município com a Câmara de Vereadores, pela aprovação de dois financiamentos que somam mais de R$ 40 milhões, fora emendas parlamentares e programas do Governo do Estado que injetam recursos na Prefeitura. Estão previstas, por exemplo, instalações de iluminação pública em LED em todas as grandes avenidas, a pavimentação da Estrada do Engenho, levando a cidade à beira do São Gonçalo, a requalificação das avenidas Fernando Osório e Francisco Caruccio, a revitalização da praça Palestina e outros”, esclarece o secretário de Planejamento e Gestão, Roberto Ramalho, cuja pasta é responsável técnica pela elaboração e fiscalização dos projetos.
RECURSOS GARANTIDOS
Para este ano, mais de 50 projetos já contam com recursos garantidos para execução, envolvendo intervenções como pavimentação asfáltica, sinalização, drenagem, meios-fios, passeios públicos e/ou iluminação em LED. Com expressiva maioria, o planejamento priorizado proporcionará mudanças substanciais para os bairros. A ideia defendida pela Prefeitura é a de oferecer mais qualidade de vida às pessoas, valorizar seus espaços.
Três Vendas, Areal, Fragata, São Gonçalo, Laranjal, Centro e, inclusive, a zona rural – Colônia Z3, 2º distrito – serão áreas beneficiadas com obras, a cargo da Seplag, que levarão conforto, segurança e mais tranquilidade no deslocamento de moradores.
PROJETOS QUE SERÃO EXECUTADOS EM 2022
* Bairro Areal
– Rua Professora Magda Costa – Loteamento Vasco Pires
– Rua Três – Dunas
– Rua David Canabarro – Jardim Europa
– Rua Doutor Juvenal Miller
– Rua Visconde de Ouro Preto
– Ciclovia avenida Ferreira Viana
– Requalificação de Praça – Loteamento Vasco Pires
– Requalificação Parque da Baronesa
– Iluminação em LED – avenidas Domingos de Almeida, Ferreira Viana e São Francisco de Paula
– Quadra poliesportiva – Dunas
* Bairro Três Vendas
– Rua São Luiz
– Rua Doutor Félix Antônio Caputo
– Avenida Francisco Caruccio
– Avenida Fernando Osório
– Avenida Quatro – Vila Princesa
– Ciclovias avenidas República do Líbano e Fernando Osório
– Rotatórias avenidas 25 de Julho e Ildefonso Simões Lopes com Salgado Filho
– Iluminação em LED na rua Santa Clara e avenidas Fernando Osório, Zeferino Costa, Salgado Filho e 25 de Julho
* Bairro São Gonçalo
– Estrada do Engenho
– Passo dos Negros
* Bairro Fragata
– Rua Doutor Antônio Leivas Leite
– Rua Epitácio Pessoa
– Rua Doutor Gervásio Alves Pereira
– Avenida Albert Hadler – distrito industrial
– Infraestrutura Vila Farroupilha
– Iluminação de LED avenida Duque de Caxias e travessia do trem, Simões Lopes
– Bolsão extra nos canteiros centrais da avenida Duque de Caxias
* Centro
– Rua Barão de Butuí
– Rua Gonçalves Chaves
– Rua Padre Felício
– Rua Lobo da Costa
– Rua Garibaldi
– Requalificação da Praça Palestina
– Conserto dos pisos danificados do Calçadão
– Ciclovia da avenida Juscelino Kubitschek de Oliveira
– Iluminação em LED no entorno dos hospitais
– Construção do Hospital de Pronto Socorro Regional de Pelotas
* Bairro Laranjal
– Ciclovias das avenidas Adolfo Fetter, Rio Grande do Sul e Arthur Augusto Assumpção
– Iluminação em LED avenida Adolfo Fetter
* 2º distrito – Colônia Z3
– Avenida Rubens Machado Souto
OBRAS EM ANDAMENTO
“O ritmo das obras públicas do governo Paula e Idemar manteve-se, em 2021, na média dos quatro anos da primeira administração. O ano se encerrou com diversos projetos de infraestrutura em execução, que variam entre grandes e importantes intervenções de pavimentação até a requalificação de espaços públicos”, observa Ramalho.
Entre as obras em andamento, destacam-se a Rua do Doce, na área central da cidade – rua Sete de Setembro com Calçadão da Andrade Neves -, projetada para valorizar a tradição e o patrimônio imaterial pelotense, além da requalificação do Parque Dom Antônio Zattera, com a construção de nova pista de skate e revitalização de toda a área.
Bairros também contam com obras em andamento, a exemplo do Fragata, com intervenções nas ruas Carlos de Carvalho e Alberto Bento, além do canteiro central da avenida Duque de Caxias; no Laranjal, a rua São Borja; nas Três Vendas, LED na avenida Leopoldo Brod, ciclovia/ciclofaixa na avenida Ildefonso Simões Lopes e revitalização da avenida São Jorge e ruas Açores, Zola Amaro, e Quíncio Barcelos, bem como a avenida Figueiredo Mascarenhas e trecho da rua Andrade Neves.
Também estão em obras a avenida República e as ruas Guararapes e Antônio Joaquim dias, no Areal, além de outras quatro vias, com cobertura do Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa), que inclui intervenções na rua Gonçalves Chaves, Barão de Azevedo Machado e Doutor Amarante, no Centro.