RODADA POSITIVA : Xavante venceu e adversários tropeçaram
Brasil abre 7 pontos do Z-4 e se aproxima da permanência
Por: Henrique König
Eram quatro jogos sem vencer antes de enfrentar o Operário, partida que poderia complicar o Brasil na Série B nacional. Mas, a partir da vitória sobre o time de Ponta Grossa, agora já são quatro jogos sem perder. Com uma campanha irregular e que surpreende a torcida quando menos se espera, o Brasil busca o equilíbrio e se aproxima da permanência para jogar a Série B de 2020. Com 37 pontos na tabela, na contagem regressiva pelos que faltam, o Rubro-Negro volta a campo na maratona de partidas na terça, às 19h15, diante do Paraná, na Vila Capanema, em Curitiba.
A rodada 29 é aberta nesta segunda-feira com três jogos. A 28 foi boa para o Xavante. Além de vencer e engatar quatro jogos de invencibilidade, o time viu adversários contra a queda tropeçarem. São Bento, Criciúma e Londrina perderam. Vila Nova e Oeste só empataram em casa. Quem ganhou sobrevida foi o Figueirense, ainda lanterna, mas que voltou a vencer após 18 jogos e está a 5 pontos de sair da zona de rebaixamento. O time foi o mais agravado nesta Série B por conta dos atrasos salariais.
Lutando com o time em campo e com a diretoria tentando endireitar as coisas fora das quatro linhas. Assim está o Brasil, em busca de quitar os últimos atrasos no pagamento para não se complicar na reta final. Lembrando que está encerrado o prazo de inscrições de jogadores e que o clube vai com o elenco atual até o fim do torneio. O grande problema da temporada são os laterais, pelas constantes lesões que assolaram o grupo. Na zaga, Camilo não atua mais pela fratura que teve e Bruno Aguiar e Héverton assumem a bronca. Na frente, após o gol da vitória sobre o Botafogo-SP, em boa atuação coletiva, Guilherme Queiroz tenta se firmar no ataque
Olhando para base
O Brasil saiu na frente nas semifinais do Campeonato Gaúcho Sub-17. No Bento Freitas, o Xavante fez 1×0 sobre a Apafut, logo no começo de partida, gol de Vitinho. O time rubro-negro leva a vantagem para Caxias do Sul, onde, no próximo domingo, decide a passagem à final. Na outra semi, o Internacional bateu o Cruzeiro por 1×0, no mando de campo dos Estrelados.
No Gre-Nal de aspirantes que decidiu o Campeonato Brasileiro da categoria até 23 anos, o Internacional fez o único gol das finais em uma cobrança de falta com cabeçada de Pedro Lucas, aos 50’ do primeiro tempo em Caxias. O Grêmio, então melhor campanha e melhor ataque do torneio, sucumbiu ao rival. O Internacional é bicampeão do torneio de maior idade entre as bases.