Diário da Manhã

quarta, 24 de abril de 2024

Notícias

 Mais recentes

Ruas da Guabiroba recebem iluminação LED

21 junho
09:22 2021

A prefeita Paula Mascarenhas, na noite de sexta-feira (18), foi até o bairro Guabiroba para verificar a qualidade da nova iluminação em LED nas ruas Doutor Arnaldo da Silva Ferreira e Irmão Fenando de Jesus – principais vias do núcleo que, além de moradias, concentram grande número de estabelecimentos comerciais, pontos de ônibus, praças e uma Unidade Básica de Saúde. A vistoria foi acompanhada pelo deputado federal Daniel Trzeciak (PSDB), autor da emenda parlamentar que direcionou os recursos para a execução do projeto.

O investimento foi de, aproximadamente, R$ 200 mil. O deputado Daniel indicou a emenda ao Orçamento Geral da União e o recurso também cobrirá a instalação de LED na avenida Leopoldo Brod, no bairro Três Vendas, entre Fernando Osório e BR-116.

Mudança impactante

“Temos o sonho de levar a iluminação em LED para todos os bairros. Nada é tão impactante como esse sistema que muda a vida das pessoas, oferecendo mais qualidade, conforto e segurança. A ideia é ir levando para todas as regiões. Estou verificando o resultado da obra e ouvindo a população. Pelotas não tem retorno, em recursos, da iluminação pública. Por isso, o processo de avanço é lento. Mas, tenho o compromisso de levar o LED para o maior número possível de vias”, destacou a prefeita.

Para o deputado Daniel, a iluminação em LED na Guabiroba comprova, mais uma vez a sintonia que mantém com o Poder Executivo. “O importante é que foi um investimento em bairro. Estamos unidos para melhorar, aos poucos, a qualidade de vida da população”, afirmou o parlamentar

O secretário estadual de Meio Ambiente e Infraestrutura, Luiz Henrique Viana (PSDB), também acompanhou a caminhada. “O investimento reafirma a importância da representatividade política de Pelotas. O resultado é direto para a comunidade”, apontou Viana.

Moradores comemoram

Dinah Matias Mesquita é moradora na Guabiroba há 37 anos. “Agora, dá para andar na rua à noite sem medo Era escuro. A iluminação nova traz a sensação de mais segurança e tranquilidade”, afirmou, conversando com a prefeita Paula.

Cilon e Zena, há 40 anos estabelecidos com comércio na Guabiroba, manifestaram agradecimentos pela mudança, tanto à prefeita como ao deputado Daniel. “A iluminação ficou linda, valoriza nosso bairro e dá segurança aos consumidores que precisam adquirir algum produto à noite”, afirmaram.

A caminhada da prefeita estimulou a moradora Santa Lídia Chaves a dar uma saidinha de casa. “Não saio à noite, mas vim dizer o quanto a novidade está aprovada. A iluminação ficou linda”, salientou, acompanhada pela filha Sônia, recebendo o carinho e a atenção de Paula.

A mudança

O projeto da iluminação nas duas vias da Guabiroba é de autoria da Prefeitura, por meio da equipe técnica da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag), que esteve à frente da fiscalização da obra. A empresa Terceiriza Distribuidora de Materiais Elétricos Ltda EPP executou a instalação.

Nas duas ruas do núcleo, foram substituídas 32 luminárias de vapor de sódio por LED de 140 watts. O novo sistema propicia economia para o Município, pela durabilidade e consumo inferior ao convencional. Além disso, garante mais segurança à população, devido ao alcance da claridade gerada pela luz branca, esclarece o engenheiro civil Vinícius Ferreira, representando, na vistoria, o secretário de Planejamento e Gestão, Roberto Ramalho.

A caminhada foi acompanhada pelo secretário municipal de Governo e Ações Estratégicas, Fábio Machado. Também prestigiaram a entrega os vereadores do PSDB, Cristiano Silva (presidente da Câmara), Márcio Santos, Jone Soares, e Dila Bandeira, bem como Paulo Coitinho (Cidadania), Carlos Júnior e Reinaldo Elias Belezinha – ambos do PSD, e César Brisolara Cezinha (PSB).

 

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções