Saiba como cadastrar seu celular para receber avisos da Defesa Civil
A população dos estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo e Rio Grande do Sul começaram ontem, a receber mensagens de celular com alertas da Defesa Civil. O serviço é gratuito. Coordenado pelo Ministério da Integração Nacional, em parceria com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e operadoras de telefonia móvel, o sistema tem o objetivo de orientar a população quanto aos procedimentos a serem adotados diante do risco de inundações, alagamentos, temporais ou deslizamentos de terra, entre outras ocorrências.
“Decidimos apostar na tecnologia para reduzir também os riscos e impactos dos desastres naturais ocorridos no Brasil. Nosso papel na prevenção fica ainda mais direto e ativo”, destaca o ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho. É um serviço inédito no Brasil. “Temos plena segurança de que será melhor para todos ao oferecer às pessoas a chance de ter, diretamente em seus telefones, as condições e alertas para tomar providências rápidas e evitar que sejam atingidas por desastres”, enfatiza Élcio Barbosa, diretor do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad), departamento da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec), do Ministério da Integração.
SERVIÇO – Os avisos serão enviados aos telefones assim que forem identificadas situações de riscos que possam acarretar desastres naturais. Para ter acesso ao serviço, os usuários precisam cadastrar o Código de Endereçamento Postal (CEP) de interesse, respondendo à mensagem SMS encaminhada pelas operadoras de telefonia móvel. Os conteúdos das mensagens serão produzidos e enviados pelo Cenad, em parceria com os órgãos de Defesa Civil de estados e municípios.
O cadastro tem início com a seguinte mensagem: “Defesa Civil Nacional informa: novo serviço de envio de SMS gratuito com alertas de área de riscos. Para se cadastrar responda para 40199 com CEP de interesse”. Ao responder indicando o CEP, o celular do usuário está apto a receber alertas da Defesa Civil. É permitido cadastrar mais de um CEP. A qualquer momento, se o usuário desejar, também é possível cancelar o serviço por mensagem de texto.
HISTÓRICO – O Japão começou a utilizar o alerta em 2007. Atualmente, mais de 20 países, entre eles o Canadá, Chile, Bélgica e Filipinas contam com serviços semelhantes. Agora, Japão e Brasil mantêm parceria para troca de conhecimento em caso de desastres naturais.