Diário da Manhã

segunda, 29 de abril de 2024

Notícias

 Mais recentes

Saiba por que resíduos não devem ser descartados no esgoto

Saiba por que resíduos não devem ser descartados no esgoto
18 abril
09:46 2022

Sanep alerta para os riscos do lixo jogado de forma indevida no sistema de esgotamento do Município

Objetos pequenos, que parecem inofensivos à primeira vista, podem gerar grandes impactos ambientais e à saúde pública, tornando-se verdadeiros vilões quando descartados incorretamente no sistema de esgoto. Itens como fios dentais, cotonetes, grandes acumulados de fios de cabelo, preservativos e absorventes são frequentemente encontrados pelo Departamento de Esgoto do Sanep no trabalho de desobstrução e limpeza das redes coletoras, realizado pelas equipes em toda a cidade.

Materiais recicláveis, como garrafas pet e sacolas plásticas, também costumam aparecer nas tubulações, que são projetadas para receber líquidos. Além disso, outro grande fator que afeta negativamente o funcionamento do sistema de esgotamento é a falta de limpeza nas caixas de gordura das residências, conforme explica o chefe da Divisão de Redes, Cesário da Rosa: “O que mais atrapalha para termos um bom funcionamento é a gordura presente devido à falta de limpeza periódica nas caixas internas, que é uma responsabilidade do morador, além do lixo que encontramos normalmente”, destaca. Para chegar com o serviço em ruas mais estreitas, como algumas localizadas no Centro e nas cohabs, o Sanep adquiriu um novo caminhão hidrojateador, em 2018, viabilizando a limpeza também nesses locais.

DESCARTE CORRETO

Para as equipes dos departamentos de Esgoto e de Drenagem do Sanep, já é rotina encontrar objetos descartados de modo inadequado nas redes coletoras de esgoto e nos canais. No caso da drenagem, a retirada desses materiais é feita de forma preventiva, durante todo o ano, para garantir o pleno escoamento da água em períodos chuvosos e evitar alagamentos.

Materiais recicláveis, como garrafas pet e sacolas plásticas, também costumam aparecer nas tubulações, que são projetadas para receber líquidos.

CONSCIENTIZAÇÃO CONSTANTE

O trabalho de conscientização por parte da autarquia também é contínuo. Por meio do Núcleo de Educação Ambiental em Saneamento (Neas), o Sanep organiza atividades, campanhas e eventos junto à comunidade, além de veicular frequentemente conteúdos educativos em suas redes sociais acerca do descarte correto e do consumo consciente da água.

Como forma de incentivar ainda mais a sustentabilidade e o cuidado com o meio ambiente, o Sanep lançou, em 2019, o projeto Óleo Sustentável, que transforma o óleo de cozinha saturado em sabão em barra e detergente líquido. Na Cooperativa Nova Esperança, os produtos recebidos dos pontos de coleta são reciclados e comercializados, como forma de gerar renda aos cooperados. Os materiais também são doados para unidades de saúde e a instituições que atendem pessoas em vulnerabilidade social, além de ser utilizados nos prédios da autarquia, gerando economia de recursos públicos.

QUAL O DESTINO?

  • Coleta orgânica/domiciliar: absorventes, preservativos, bituca de cigarro, fios de cabelo, fio dental, cotonete
  • Coleta seletiva: sacolas, garrafas e demais resíduos recicláveis (vidros, papéis, plásticos e metais)
  • Óleo Sustentável: projeto destinado à coleta do óleo de cozinha usado. Confira os pontos de coleta em sanep.com.br/oleosustentavel.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções