Diário da Manhã

segunda, 29 de abril de 2024

Notícias

Sanep estimula conscientização em Semana do Meio Ambiente

Sanep estimula conscientização em Semana do Meio Ambiente
07 junho
09:55 2021

Neste sábado (5), o mundo celebrou o Dia do Meio Ambiente. No âmbito municipal, o Sanep, em parceria com a Prefeitura de Pelotas, por meio da Secretaria de Qualidade Ambiental (SQA), organiza uma programação especial na semana alusiva à data — que segue até o dia 11 de junho — com o intuito de promover a conscientização e a educação ambiental.

Cada ação individual impacta coletivamente o meio em que se vive, seja positiva ou negativamente. Em virtude disso, nos próximos dias, haverá entrega de kits com produtos de limpeza produzidos pelo projeto Óleo Sustentável, nos drives-thrus de vacinação contra a Covid-19, no Centro de Eventos da Fenadoce, além da distribuição de folhetos educativos, feitos com papel reciclado, com sugestões para reaproveitamento de restos de alimentos e objetos.

O Sanep também abordará durante a semana, nas suas redes sociais, orientações e dicas conscientes e sustentáveis sobre reciclagem, reutilização e reaproveitamento de produtos. São recomendações simples e fáceis, que reduzem o descarte de lixo e ajudam o meio ambiente.

Reaproveitar cascas de alimentos para a própria alimentação, por exemplo, é uma opção para evitar que essas partes cheguem à lixeira. A casca de banana pode ser transformada em doces, bolos e pães a partir de alguns ingredientes combinados ao uso integral da fruta.

Também é possível fazer em casa a reutilização de potes de plástico e vidro para diversos fins, reaproveitar folhas de papel para rascunho e fazer uma horta vertical usando garrafas PET. As informações completas sobre essas orientações podem ser conferidas ao longo da semana nas redes sociais do Sanep (@saneppelotas).

Óleo Sustentável
Outra forma importante de colaborar com o planeta é dar a devida destinação ao óleo de cozinha usado. Em Pelotas, por meio do projeto Óleo Sustentável, do Sanep, a população pode levá-lo até um ponto de coleta para ser transformado em detergente e sabão. A iniciativa da autarquia atua diariamente na transformação do óleo saturado em produtos de higiene.

Nos últimos seis meses, já foram gerados 11 mil unidades de barras de sabão, que correspondem a 2,3 toneladas, e 1,03 mil litros de detergente líquido a partir de 10,6 mil litros de óleo de cozinha doados pela população. Para conferir os pontos de descarte e mais informações, acesse a página do projeto (portal.sanep.com.br/oleosustentavel).

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções