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quarta, 01 de maio de 2024

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SAÚDE BUCAL : Projeto de Educação é finalista nacional

SAÚDE BUCAL : Projeto de Educação é finalista nacional
25 maio
08:47 2018

A prefeitura de Pelotas tem um excelente motivo para comemorar. Na quarta-feira (23), saiu o resultado oficial do Laboratório de Inovação em Educação na Saúde, feito em parceria pelo Ministério da Saúde (MS) e a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), e uma experiência da Saúde Bucal da Secretaria de Saúde (SMS) de Pelotas foi uma das 15 premiadas de todo o país.

O E-MAIS: Educação permanente – Monitoramento e Avaliação de Iniciativas em Saúde, desenvolvido junto aos dentistas da rede municipal, recebeu a nota máxima em todos os cinco critérios avaliados.      A secretária de Saúde, Ana Costa, recorda que a complexidade dos serviços na atenção básica de saúde exigem dos profissionais, além da capacidade técnica.

“Esse é o grande diferencial desse trabalho de educação permanente, que não é simples, mas reflexivo e inovador. Ele prepara o profissional para que monitore suas próprias ações, o que o ajuda a refletir e atuar sobre elas, modificando condutas e contribuindo para a construção de novas políticas junto ao governo municipal”.

Ana Costa destaca que o projeto também aumenta a satisfação do profissional. “Quando consegue melhores resultados junto à população que atende, ele também fica mais feliz.”

Coordenadora da Saúde Bucal da SMS, Letycia Barros Gonçalves destaca que a principal finalidade do projeto é qualificar o atendimento do usuário e possibilitar que o profissional odontologista identifique o impacto de suas ações na população que atende.

“É uma satisfação enorme para o serviço e para os profissionais envolvidos saber que o trabalho feito em Pelotas poderá servir de exemplo de boas práticas à implementação da educação permanente em saúde no cotidiano de trabalho dos dentistas da rede”, afirma Letycia.

Com foco na Educação Permanente em Saúde, o Laboratório de Inovação em Educação na Saúde, criado no ano passado, visa conhecer as experiências exitosas e inovadoras que potencializam a formação e qualificação dos trabalhadores e profissionais de saúde – e dá-las a conhecer em todo o país, para que atuem como multiplicadoras de bons exemplos.

O Laboratório determinou três eixos temáticos para a inscrição das experiências: Integração ensino-serviço-comunidade; Educação e práticas interprofissionais; e Gestão da Política de Educação Permanente em Saúde. Os critérios avaliados foram: institucionalidade, sustentabilidade, elementos da EPS (gestão, atenção, controle social, educação), replicabilidade em outros contextos e caráter inovador.

E-MAIS é desenvolvido junto aos dentistas da rede municipal

E-MAIS é desenvolvido junto aos dentistas da rede municipal

O PROCESSO

O Laboratório de Inovação em Educação na Saúde recebeu 251 projetos. Após análise da Comissão de Avaliação, integrada por representantes da OPAS e do MS, 31 dos projetos inscritos foram selecionados para receberem visita da Comissão. Depois de realizar as 31 visitas, os avaliadores escolheram as 15 experiências finalistas.

Cada finalista receberá certificado de reconhecimento do projeto em cerimônia pública. As experiências também serão sistematizadas e publicadas na Série Técnica NavegadorSUS, além de serem divulgadas pelos veículos de comunicação do governo, da Portal da Inovação na Gestão do SUS e de parceiros.

No início de março, Letycia apresentou o projeto de Pelotas na primeira fase do Prêmio Laboratório de Inovações em Educação Permanente, em Brasília (fotos), com todas as despesas custeadas pelo MS. Selecionado entre os 31 semifinalistas, o projeto E-MAIS, da Saúde Bucal de Pelotas, que integrou o eixo Gestão da Política de Educação Permanente em Saúde, teve visita in loco de representantes da Comissão, nos dias 2 e 3 de abril, obtendo a nota máxima em cada um dos critérios e sendo selecionado entre os 15 finalistas (na lista, os projetos estão em ordem alfabética).

SOBRE O E-MAIS

O projeto E-MAIS promove oficinas com os dentistas para estimular a reflexão sobre sua prática diária, o que contribui para que possam detectar problemas e estabelecer metas, segundo a sua própria realidade – e, assim, melhorar os serviços prestados à população. As oficinas começaram em 2012. Anualmente, ocorrem três reuniões para troca de experiências e avaliação dos indicadores, que têm se mostrado muito positivos.

O projeto conta com importante parceria da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), por meio dos professores de Saúde Bucal Coletiva, Tânia Izabel Bighetti e Eduardo Dickie de Castilhos, que elaboraram uma planilha que possibilita inserir dados e gerar gráficos de monitoramento. Com essa planilha, os dentistas podem visualizar melhor sua própria produção, o que facilita a elaboração das metas e o acompanhamento de sua evolução.

Nas Conclusões do projeto apresentado ao Laboratório, destacam-se: “Percebe-se, cada vez mais, o envolvimento dos profissionais, que se responsabilizam pela comunidade sob seus cuidados, pois estão conseguindo incorporar o processo de avaliação/monitoramento na sua rotina de trabalho e observar os resultados de suas ações. A capacitação para planejamento em nível local permite levar o princípio de regionalização ao seu extremo, buscando atender à necessidade da população, considerando os problemas detectados pelos profissionais que trabalham na ponta da rede de atenção”.

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