Diário da Manhã

quinta, 28 de março de 2024

Notícias

 Mais recentes

Se diagnosticado precocemente, câncer de colo de útero tem um índice de cura de 100%

Se diagnosticado precocemente, câncer de colo de útero tem um índice de cura de 100%
02 maio
09:15 2022

A ginecologista e obstetra do Hospital Sapiranga, Andreia Meine, reforça a importância da prevenção ao terceiro câncer que mais atinge mulheres no Brasil

Conscientizar a população feminina a respeito do câncer de colo de útero, com ênfase nas medidas preventivas é um dos objetivos do Hospital Sapiranga. A iniciativa tem grande valor na atenção à saúde da mulher, tendo em vista que, em 2021, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer, 270 mulheres morreram no país devido à doença.

Terceiro tumor maligno mais comum no público feminino brasileiro, o câncer de colo de útero tem um índice de cura de 100% se diagnosticado precocemente, conforme a ginecologista e obstetra do Hospital Sapiranga, Andreia Meine.

“É importante na prevenção desse câncer a vacinação contra o HPV, disponível nos Serviços de Saúde para mulheres de 11 a 26 anos. As infecções genitais por HPV (papiloma vírus humano) estão diretamente relacionadas ao desenvolvimento de câncer de colo de útero, portanto, a vacinação de grandes populações trará uma queda na incidência desse tipo de câncer”, explica a médica.

Muitas vezes não há apresentação de sintomas, sendo o diagnóstico feito a partir da coleta de um “pré-câncer” (exame realizado por profissional habilitado que coleta células do colo do útero que são, posteriormente, analisadas em laboratório). Quando presentes, os sintomas são bem inespecíficos, como corrimento vaginal, sangramento vaginal irregular ou sangramento após as relações sexuais. É fundamental, deste modo, prestar atenção aos exames preventivos. A recomendação de coleta de citopatológico de colo de útero é a partir do primeiro ano da primeira relação sexual, de forma anual, pelo menos até os 50 anos de idade. A partir daí pode-se intervalar em dois anos a coleta do exame, se o resultado dos anteriores foi sempre normal.

Redação: Julian Schumacher

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções