Diário da Manhã

quinta, 28 de março de 2024

Notícias

 Mais recentes

Secretaria da Saúde organiza testagem de Covid para caminhoneiros na fronteira

Secretaria da Saúde organiza testagem de Covid para caminhoneiros na fronteira
28 abril
08:50 2021

A Secretaria da Saúde está mobilizada junto ao Ministério da Saúde, secretarias municipais de Saúde das cidades de fronteira e gestores públicos da Argentina e do Uruguai para proporcionar e organizar a testagem diagnóstica da Covid-19 em caminhoneiros que passam pelo Estado e seguem para esses países.

“Estamos à disposição para ajudar essa categoria de profissionais tão importante para nossa economia. São eles que trabalham na importação e exportação de bens”, falou a secretária da Saúde, Arita Bergmann, em reunião online realizada na tarde desta segunda-feira (26/4). “Temos todo o interesse em colaborar e encontrar uma forma ágil de atender a todos”, completou a especialista em saúde do Laboratório Central do Estado (Lacen), Loeci Natalina Timm.

Arita reforçou a necessidade de haver novas máquinas para o Laboratório de Fronteira (Lafron), em Uruguaiana, com o objetivo de rodar exames de biologia molecular RT-PCR. O coordenador dos Laboratórios de Fronteira do Ministério da Saúde, Emerson Araujo, garantiu que o Estado receberá, no próximo mês, novo maquinário, proveniente da realocação de equipamentos do laboratório de Biomanguinhos, no Rio de Janeiro. “Agradecemos a ajuda do governo do Rio Grande do Sul. Com certeza essa parceria é fundamental para garantirmos a segurança desses trabalhadores”, disse Araujo.

Até que ocorra capacitação de recursos humanos, transporte do equipamento e calibragem dele no laboratório em Uruguaiana, a secretária Arita sugeriu que as coletas do exame sejam realizadas em pontos estratégicos das principais rodovias utilizadas pelos caminhoneiros e o Lacen, em Porto Alegre, processe os resultados.

A pauta dos testes diagnósticos nos motoristas de caminhão que cruzam as fronteiras do Brasil com o Uruguai ou a Argentina está em debate desde meados de 2020. O Ministério da Saúde se prontificou em enviar os insumos para a realização dos testes.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções