Diário da Manhã

sábado, 27 de abril de 2024

Notícias

 Mais recentes

Secretaria da Saúde propõe zerar filas de consultas oncológicas em seis meses

Secretaria da Saúde propõe zerar filas de consultas oncológicas em seis meses
03 setembro
08:39 2021

A Secretaria da Saúde (SES) pretende zerar em até seis meses as filas de espera para primeira consulta oncológica, em todo o Rio Grande do Sul, por todos os prestadores de serviços da área pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Esse tipo de atendimento foi prejudicado durante a pandemia de Covid-19.

O assunto foi tema de uma reunião realizada terça-feira. Participaram do encontro a secretária da Saúde, Arita Bergmann, a equipe do Departamento de Regulação Estadual (DRE), gestores hospitalares, entidades representativas do setor e o Ministério Público do Rio Grande do Sul.

“Precisamos dar o atendimento a todos os pacientes com suspeita de câncer, pois essa é uma situação de extrema angústia para a pessoa. Temos outras especialidades para recuperar, mas a oncologia é a demanda mais dramática e urgente”, explicou o diretor do DRE, Eduardo Elsade.

“Essa pauta nos preocupa muito. Não há mais motivos para as filas de espera seguirem se acumulando”, disse Arita. “Apesar de a oncologia ter se mantido sempre, durante a pandemia, como prioridade absoluta, sabemos que existe uma série de motivos para a diminuição de consultas. Não foi apenas a baixa da oferta por parte dos hospitais, mas também as pessoas não queriam entrar nos hospitais e encontraram menos oferta de transporte, por exemplo.”

De março de 2020 a junho de 2021, os hospitais de Porto Alegre disponibilizaram 3.667 consultas a menos do que deveriam. No interior, esse número foi de 3.457. As subespecialidades de oncologia com maior diminuição de oferta nos últimos meses em Porto Alegre foram ginecologia, neurocirurgia, oncopediatria e urologia, entre outras.

“Esses atendimentos são inadiáveis”, destacou Arita. “Depois da primeira consulta, os pacientes garantem acesso ao tratamento necessário.” A ideia sugerida é a realização de mutirões de consultas.

Conforme a promotora de Justiça Gisele Monteiro, mesmo antes da pandemia já havia lista de espera, mas a situação se agravou. Ela afirmou que o Ministério Público é completamente parceiro dessa demanda. “O tempo corre ainda mais rápido para esses pacientes”, disse.

O diretor de Operações da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, Oswaldo Luis Balparda, disse que, apesar da diminuição da oferta do serviço, a instituição seguiu realizando práticas de mutirões durante a pandemia para não deixar os pacientes desassistidos.

AÇÕES DA SECRETARIA DA SAÚDE

A SES, a fim de facilitar o acesso dos usuários do SUS aos serviços, realizou uma série de ações com os prestadores de serviços hospitalares durante todo o período da pandemia.

Entre essas ações, de acordo com a diretora adjunta do DRE, Laura Sarti, estão a manutenção das consultas e monitoramento mensal dos agendamentos e otimização das agendas. “Também estamos trabalhando na ampliação para o interior do Estado do Gercon, um sistema unificado de gerenciamento de consultas. Além disso, orientamos aos municípios para que não deixassem de medir esforços na tentativa de garantir a logística necessária para o acesso aos serviços de saúde desses pacientes”, detalhou.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções