Segunda chance para o cadastramento biométrico
Meta da Justiça Eleitoral é chegar aos 200 mil eleitores e garantir segundo turno na eleição municipal
Após encerramento no dia 16 deste mês, do prazo estipulado inicialmente pela Justiça Eleitoral, o cadastramento biométrico de cerca de 250 mil eleitores de três zonas eleitorais de Pelotas terá um período extra, entre os dias 4 de abril e 4 de maio, para quem agendou o procedimento. E só assim a Justiça Eleitoral poderá comemorar a meta estipulada quando começou o processo, de cadastrar biometricamente no mínimo 200 mil eleitores. Só assim estará garantido o segundo turno na eleição municipal deste ano.
De acordo Luciana Diniz, da Justiça Eleitoral em Pelotas, ainda não foi feito o levantamento preciso do número de eleitores que já fizeram o novo cadastro. Ela estima que o total esteja por volta de 180 mil eleitores, divididos, aproximadamente, em 80% na 60ª Zona, 70% na 164ª Zona e 44% na 30ª Zona. Está última, que abrange o Centro, Porto, Navegantes e Areal, segundo Luziana, é a que destoou das demais. E a expectativa é que os eleitores que agendaram o cadastramento compareçam para fazer o procedimento.
“A gente não tem duvida que vamos atingir meta da Justiça Eleitoral e que Pelotas terá segundo turno na eleição municipal”, salienta, pedindo às pessoas que não fizeram o procedimento e estão agendadas que compareçam ao Cartório Eleitoral no período extra.
CANCELA – De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o título de eleitor de quem não realizou a biometria será cancelado. Sob essa circunstância, fica proibido votar nas Eleições deste ano e, por exemplo, assumir vaga originada de concurso público.