SEGURANÇA : Governador dialoga com servidores sobre reajuste
Governador Ranolfo muda o tom no Piratini, e debate a reposição salarial
O encontro que, desde o início deste ano, estava sendo solicitado ao governo do Estado, foi realizado nesta semana. A reunião foi viabilizada, pela acolhida do governador Ranolfo Vieira Júnior, que aceitou o debate sobre a reposição salarial aos servidores da segurança pública.
Na quarta-feira, o governador Ranolfo Vieira Júnior conversou com representantes de entidades de servidores da segurança pública e do sistema penal, para ouvir suas reivindicações, e apresentar o projeto de lei que trata do reajuste geral do funcionalismo.
A conversa dá sequência à série de encontros realizados por Ranolfo enquanto ele era titular da Secretaria da Segurança Pública (SSP).
O recém-empossado secretário da pasta, coronel Vanius Cesar Santarosa, que também já acompanhava os diálogos, enquanto exercia o cargo de comandante-geral da Brigada Militar, também participou da reunião, que foi realizada no Centro Administrativo Fernando Ferrari (Caff), em Porto Alegre.
“Reconheço a importância e a relevância de todos os servidores da segurança pública. Esta é a primeira reunião que realizo como governador, para conversar com as categorias. Além disso, também estaremos promovendo agendas com servidores dos demais segmentos do Estado”, afirmou Ranolfo.
CATEGORIAS – O governador adiantou que receberá representantes de cada categoria individualmente a partir da próxima semana.
O secretário da Fazenda, Marco Aurelio Cardoso, apresentou detalhes do projeto de lei que propõe a revisão geral da remuneração dos servidores e será encaminhado para a Assembleia Legislativa.
O Executivo pretende corrigir o salário do funcionalismo em 6%, levando em consideração as preocupações fiscais que interferem no tema. Além disso, ele e o procurador-geral do Estado, Eduardo Cunha da Costa, expuseram impedimentos legais para o avanço do tema.
A segurança pública, conforme o governador, é uma das prioridades para da administração estadual. Somente o programa Avançar destina R$288,4 milhões para investimentos na área.
A SSP também conta com o RS Seguro, programa estruturante e transversal, com foco em inteligência, integração e investimento qualificado.
Representando o Estado, também participaram da reunião os secretários da Casa Civil, Artur Lemos, e de Planejamento, Governança e Gestão, Claudio Gastal.