Diário da Manhã

sexta, 29 de março de 2024

Notícias

 Mais recentes

SEGURANÇA PÚBLICA : Aumenta a violência contra a mulher no RS

SEGURANÇA PÚBLICA : Aumenta a violência  contra a mulher no RS
17 maio
08:43 2021

No levantamento referente a abril, redução nos latrocínios e homicídios

Após redução nos feminicídios em março, o resultado do mês seguinte apresentou aumento de 55,6% no Estado. Conforme a Secretaria da Segurança Pública (SSP), o assassinato por motivo gênero subiu de nove para catorze.

A análise de cada caso, realizada pelo Observatório Estadual da Segurança Pública para o acompanhamento da Gestão de Estatística em Segurança (GESeg, revela a persistência de um problema já detectado em estudo realizado pela Polícia Civil.

Das catorze vítimas, apenas duas estavam amparadas por medida protetiva de urgência (MPU), ou seja, em 85% dos casos não havia qualquer determinação judicial para afastamento do agressor.

O dado é semelhante ao identificado no Mapa dos Feminicídios 2020, no qual a Polícia Civil verificou que 93,7% das 79 vítimas no ano passado, não contavam com MPU em vigor à época do crime.

Nos demais crimes de violência contra a mulher, também houve alta entre os registros de ameaça (7%), lesão corporal (4,3%) e estupros (12,6%). A queda foi nas tentativas de feminicídio (54,2%), consequência, em parte, do aumento dos casos consumados.

LATROCÍNIO – O número de roubos com morte reduziu mais do que a metade, 57,1%, de sete casos no quarto mês do ano passado para três. É o menor total para o período em toda a série histórica de contabilização desse tipo de crime, iniciada em 2002.

HOMICÍDIO – O total de vítimas em abril caiu 32,4%, de 176 no último ano para 119. É a sexta redução consecutiva na comparação com o mesmo mês do ano anterior. Confira os demais índices e resultados acessando: ssp.rs.gov.br

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções