Diário da Manhã

sábado, 27 de abril de 2024

Notícias

SEMANA DA MULHER : Detentas têm dia de beleza no Presídio Regional de Pelotas

06 março
08:55 2018

A programação da Semana da Mulher começou ontem com atividades no Presídio Regional de Pelotas (PRP). As 65 detentas tiveram uma tarde de beleza e participaram de uma roda de conversa alusiva ao Dia Internacional da Mulher.

Promovida pela Secretaria de Assistência Social (SAS), a atividade contou com o apoio de cinco voluntárias do Curso de Cabeleireiros do Senac, que repaginaram o visual das presidiárias. O Secretário de Assistência Social, Luiz Eduardo Longaray, fez a entrega de 60 kits com produtos de beleza, como cremes e maquiagem, doados pela Ki-Beleza Cosméticos. Algumas das participantes demonstraram interesse em fazer um curso de capacitação na área, motivadas pelo contato com as cinco voluntárias. A demanda foi acolhida pelo Secretário.”Além de melhorar a autoestima, queremos também que seja um estímulo à capacitação dessas mulheres. Com esse pedido, tentaremos viabilizar um curso de cabeleireiro dentro do presídio”, afirmou Longaray

ATIVIDADE foi promovida pela Secretaria Municipal de Assistência Social

ATIVIDADE foi promovida pela Secretaria Municipal de Assistência Social

Já na roda de conversa denominada Mulher: Vida e Direitos, mediada pela coordenadora do Centro Municipal da Mulher, Miriam Viegas, foram abordados temas como a desigualdade salarial e na política entre gêneros, e a necessidade de um tratamento diferenciado para as mulheres dentro do PRP. “É um bom momento pra desabafar. Uma oportunidade única” comentou Cíntia, uma das detentas.

No entanto, o ponto que dominou a conversa foi a falta que as presas sentem dos filhos. Todas manifestaram a vontade de poder ter um contato maior com as crianças, cuja visitação assistida é autorizada em datas específicas. Na opinião da psicóloga da PRP, Vivian Polidori, a preocupação com o bem-estar dos pequenos é a preocupação mais constante entre as mulheres. “A mulher tem que ser forte, manter a cabeça erguida. Aqui é só uma passagem, não pode voltar a repetir o mesmo erro” disse Deise, outra apenada.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções