Diário da Manhã

terça, 30 de abril de 2024

Notícias

 Mais recentes

SEMANA SANTA : Arquidiocese de Pelotas convida a comunidade para as celebrações

SEMANA SANTA : Arquidiocese de Pelotas convida a comunidade para as celebrações
15 abril
08:55 2014

Teve início na Catedral Metropolitana São Francisco de Paula, neste domingo de Ramos e da Paixão do Senhor, a Semana Santa, com procissão seguida de missa presidida pelo arcebispo dom Jacinto Bergmann e concelebrada pelo pároco, Pe. Luiz Boari.

Em sua homilia dom Jacinto destacou que devemos fazer desta ocasião momento de profunda reflexão, e torná-la santa pela vivência do mistério pascal. Ressaltou um dos detalhes da entrada de Jesus em Jerusalém, quando o povo quebrou galhos para Jesus entrar na cidade. “Quais os galhos que devemos quebrar em nossa vida para deixar Jesus entrar?”, questionou.

O arcebispo fez uma analogia salientando como exemplo quatro tipos de “galhos” que devem ser “quebrados” de nós para nos deixarmos ser mais cristãos. São os galhos:
1- Não fazermos juntos (pensarmos que somos insubstituíveis, que só nós fazemos); 2- Não participarmos (acharmos que a responsabilidade é dos outros); 3- Não pensarmos nos outros (pensarmos apenas em nós); e 4- Não fazermos gratuitamente (a cultura do interesse, do ganhar, da aparência, e da vantagem, não ter alteridade). “Quebrando estes galhos certamente deixaremos Jesus entrar em nossas vidas, e viveremos em maior comunhão com Deus e com meu o próximo”.

PROGRAMAÇÃO NA CATEDRAL

A arquidiocese de Pelotas convida a todos para que participem da programação da semana santa em suas comunidades. Momento oportuno para uma profunda reflexão sobre a paixão e ressurreição de Jesus, nos colocando ao seu lado, buscando o entendimento de seu amor extremo e a nossa conversão, para sermos mais parecidos com ele, mais perseverantes na fé, e com ele vencermos a morte para a vida eterna.

Na Catedral Metropolitana São Francisco de Paula, o arcebispo dom Jacinto Bergmann presidirá as seguintes celebrações:

Dia 17/04 – quinta-feira Santa  – 9horas, Missa do crisma e dos santos óleos, momento em que os presbíteros fazem a sua confirmação sacerdotal; 19h30, Missa de Instituição da Eucaristia com cerimônia do lava-pés, e adoração ao Santíssimo.

Dia 18/04 – sexta-feira Santa – 9horas,  Celebração da Penitência com confissões pela manhã até as 11h30; Ás 15h, Celebração da morte do senhor e às 17h, Tradicional Procissão do Senhor dos Passos;

Dia 19/04 – Sábado de Aleluia – Missa às 19h30;

Dia 20/04 – Domingo de Páscoa – Missas às 9h, 10h30 e 19horas.

VIA-SACRA ENCENADA

Como já se tornou tradição, em seis das 27 paróquias da arquidiocese de Pelotas haverá encenação da via-sacra na sexta-feira santa dia 18 de abril. Nas demais haverá procissão, contemplando as 15 estações. Este ano as reflexões da semana santa vêm inspiradas na Campanha da Fraternidade, esta que nos faz refletir o sofrimento de Jesus à luz do tema Fraternidade e Trafico Humano e Lema: Foi para a Liberdade que Cristo nos Libertou

São elas:

  • – Paróquia Sagrado Coração de Jesus – Porto, às 9 horas;
  • – P. Santo Antônio do Laranjal, 14horas;
  • – P. Santa Teresinha, 19horas;
  • – P. Santo Cura D´Ars, Comunidade Trindade na Cohab, 19h30;
  • – P. São Lourenço, 19 horas;
  • – P. São João Batista de Herval, 19horas.

Mais informações nas Paróquias.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções