SÉRIE B : Brasil empata em 1 a 1 com o São Bento no jogo de estreia na competição nacional
Brasil e Ponte Preta foram os únicos mandantes que não venceram na primeira rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. O time rubro-negro estreou, sábado, empatando por 1 a 1 com o São Bento, no Bento Freitas. O resultado foi consequência de uma atuação irregular. O Xavante fechou a rodada na 10ª colocação, com um ponto, e fará na sequencia duas partidas fora de casa – contra Avaí e Paysandu.
O técnico Clemer surpreendeu ao mudar a equipe em seis posições, comparando com o time que vinha jogando no Gauchão. Trocou Eder Sciola e Valdemir de posição: o primeiro foi para o meio-campo e o segundo para a lateral-direita. Promoveu as estreias de Rafael Vitor, Welinton Junior e Michel. E tirou Lourency do centro do ataque, passando-o para o lado esquerdo.
Os primeiros 20 minutos foram animadores em função da movimentação ofensiva da equipe. O quinteto de ataque – Sciola, Alisson Farias, Welinton Junior, Lourency e Michel – se movimentavam, trocavam de posição e confundiam a marcação adversária. Aos 10 minutos, Alisson fez grande jogada pela direita e achou Eder Sciola na área. O então meia bateu de primeira e colocou a bola no canto: 1 a 0.
AVENIDA – Ao mesmo tempo, o Brasil mostrava fragilidade defensiva – falta de cobertura pelos lados do campo, especialmente pelo direito, onde tinha uma “avenida aberta”. Everaldo passava como queria e quando queria por Valdemir. Apavorado, o lateral fez pênalti em seu algoz, aos 24. Marcelo Cordeiro cobrou e empatou o jogo. OXavante perdeu a estabilidade na partida.
Clemer tirou Valdemir e Welinton Junior no intervalo, colocando Sousa e Mossoró em campo. Sciola retornou para a lateral-direita. O time ficou mais equilibrado, mas faltou qualidade de criação para superar a marcação do adversário. Teve uma conclusão de Sousa, aos 14 minutos, e, depois, o Brasil só foi dar trabalho para a defesa paulista no final da partida. Lourency exigiu grande defesa de Rodrigo Viana. Em contrapartida, num contra-ataque, o São Bento esteve perto de marcar o segundo gol com Everaldo.
Domínio total dos mandantes
Houve apenas um empate na primeira rodada da Série B do Brasileiro. Também apenas um visitante logrou o mérito da vitória. O domínio foi absoluto dos mandantes na abertura da competição. Essa tendência já foi observada na sexta-feira, com Fortaleza 2×1 Guarani, Atlético/GO 3×2 Criciúma, Oeste 2×0 CRB e Figueirense 2×1 Juventude.
A festa dos mandantes seguiu no sábado: Vila Nova 1×0 Avaí, CSA 2×1 Goiás, Londrina 1×0 Boa Esporte e Sampaio Correa 2×0 Coritiba. O único empate ocorreu em Pelotas: Brasil 1×1 São Bento. O Paysandu venceu fora de casa: 1 a 0 na Ponte Preta.
A segunda rodada: terça-feira – Boa x Fortaleza e Coritiba x Atlético/GO; sexta – Juventude x Oeste, São Bento x CSA e Paysandu x Londrina; sábado – CRB x Vila Nova, Guarani x Sampaio Correa, Avaí x Brasil, Goiás x Figueirense e Criciúma x Ponte Preta.
Dois técnicos já caíram: Mazola Junior, do CRB; e Sandro Froner, do Coritiba.
BRASIL
Marcelo Pitol
Valdemir (Sousa)
Rafael Vitor
Heverton
Artur
Leandro Leite (Saconni)
Eder Sciola
Alisson Farias
Welinton Junior (Mossoró)
Lourency
Michel
Técnico: Clemer
SÃO BENTO
Rodrigo Viana
Everton Silva
Luizão
João Paulo
Marcelo Cordeiro (Moraes)
Fábio Bahia
Dudu Vieira
Doriva (Magno Souza)
Lucas Crespim (Walterson)
Zé Roberto
Everaldo
Técnico: Paulo Roberto Santos
- Local: Estádio Bento Freitas, em Pelotas
- Árbitro: Max Caio Augusto Vieira (RN)
- Assistentes: Vinícius Melo de Lima (RN) e Jean Márcio dos Santos (RN)
- Cartões amarelos: Artur, Saconni, Eder Sciola e Lourency (B); Everton Silva, Luizão, Marcelo Cordeiro, Walterson e Celsinho (último no banco de reservas) do São Bento
- Gols: Eder Sciola (10min); Marcelo Cordeiro (25min do primeiro tempo)