SÉRIE B : Enfim, tranquilidade para o Brasil na tabela
O Brasil abriu cinco pontos de distância para o Z-4 da Série B do Campeonato Brasileiro. Uma condição rara na atual edição da competição. Isso significa alívio no Bento Freitas e confiança afirmada para a partida desta terça-feira, às 21h30, diante do Atlético/GO, no Bento Freitas. Se vencer esse jogo, o Xavante dá um passo decisivo para assegurar sua permanência na segunda divisão nacional.
Com 37 pontos e na 15ª posição, o Brasil se encontra numa distância segura em relação aos concorrentes (Sampaio Correa, CRB, Paysandu e Juventude) na luta contra o rebaixamento. A última vez em que o Brasil ficou cinco pontos de distância do Z-4 ocorreu na nona rodada, quando empatou por 0 a 0 com o Oeste em Barueri. Na ocasião era o 16º colocado, com 10 pontos. O primeiro time do Z-4 era o Criciúma – ao lado do CRB -, com sete.
O diretor executivo do futebol rubro-negro, Carlos Kila, reconhece que a combinação de resultados da 31ª rodada trouxe tranquilidade, mas alerta para as dificuldades futuras. “Fechar a rodada a cinco pontos do Z-4 nos dá uma tranquilidade maior, mas nós precisamos aumentar essa diferença para que o risco seja ainda menor. Na sequência do campeonato nós teremos confrontos difíceis e precisamos resolver nossa situação antes da última rodada contra o Goiás”, afirmou o dirigente.
A pontuação de segurança na Série B – pelo histórico dos últimos anos – é de 45 pontos. Nessa temporada a tendência é que o número de corte seja menor. De qualquer forma, o Brasil não trabalha com projeção de pontuação. “Nós vamos jogo a jogo, somar o maior número pontos para que quando chegue à última rodada os clubes que estejam abaixo não consigam nos alcançar”, completa Kila.
Atlético/GO
A inesperada derrota do Atlético/GO para o Sampaio Correa por 2 a 1, sexta-feira, em Goiânia, instalou a crise no clube goiano. A consequência imediata é a demissão do técnico Cláudio Tencati, que não resistiu à sequência de quatro partidas sem vitória. O Dragão terá a estreia de Wagner Lopes na partida desta terça-feira no Bento Freitas, contra o Brasil. O treinador contratado estava no Joinville.
Com 45 pontos, o Atlético ocupa a sétima colocação e está a cinco do G-4. Wagner Lopes retorna ao clube – é a terceira passagem pelo Dragão – para tentar a conquista de vaga na primeira divisão. “Fui feliz nas outras duas passagens pelo clube”, lembra, citando o acesso à primeira divisão em 2014 e a participação na conquista do título da Série B dois anos depois. Wagner treinou o Joinville em apenas seis jogos.
Surpresa
A principal mudança na tabela de classificação da Série B, após o encerramento da 31ª rodada, é a reação do Sampaio Correa. O time maranhense já era apontado como um dos rebaixados, mas surpreendeu ao vencer sexta-feira o Atlético/GO 2 a 1 em Goiânia. Saiu da zona de rebaixamento, depois 16 rodadas entre os últimos quatro colocados.
É verdade que a situação do Sampaio Correa é ainda complicada. Tem 32 pontos – mesma pontuação de CRB, Paysandu e Juventude, mas leva vantagem no número de vitórias. Ganhou duas vezes mais do que Juventude; e uma a mais do que Paysandu e CRB.
A rodada foi novamente excelente para o Brasil, que aumentou a distância para o Z-4: agora são cinco pontos. O risco de rebaixamento reduziu significativamente, com a vitória diante do Criciúma, em Santa Catarina – combinada com os resultados paralelos.
Série B
31ª rodada
Terça-feira, 9/10
Paysandu 1×1 CRB
Criciúma 0x1 Brasil
Sexta-feira, 12/10
Juventude 3×5 Goiás
Atlético/GO 1×1 Sampaio Correa
CSA 1×2 Ponte Preta
Sábado, 13/10
Guarani 1×2 Avaí
Oeste 0x0 Fortaleza
Vila Nova 2×0 Boa
Figueirense 0x0 Coritiba
Londrina 2×1 São Bento
32ª rodada
Terça-feira, 16/10
Coritiba x CSA
Brasil x Atlético/GO
Sexta-feira, 19/10
CRB x Goiás
São Bento x Criciúma
Ponte Preta x Figueirense
Sábado, 20/10
Avaí x Oeste
Vila Nova x Juventude
Boa x Guarani
Fortaleza x Paysandu
Sampaio Correa x Londrina