SÉRIE B : Primeiros gols e primeira vitória
Após “O Papa é Pop” e “Até o Fim”, novamente os Engenheiros do Hawaii são referências para abordar o Brasil. “Alívio Imediato” define o desfecho da noite xavante no sábado. O Rubro-Negro venceu o América Mineiro por 2 a 1 e arrancou seus primeiros pontos na tabela da Série B. Murilo Rangel e Bruno Paulo trataram de colocar as primeiras na rede em uma vitória dramática de virada. O time segue com necessidades de melhora e sabe que há muito trabalho pela frente. O próximo jogo já é na terça, contra o Guarani em Campinas.
O América aprontou no início. Juninho completou troca de passes em erro defensivo do Brasil e abriu o placar aos 5 minutos. Quando o filme de terror se repetia, a reação veio imediata. Carlos Jatobá tocou para Branquinho, este para Murilo Rangel e o meia para o fundo do gol: 1×1 na Baixada.
O estádio, no, por enquanto, melhor público do Xavante nesta B, mas ainda abaixo do ideal para a sequência, veio junto com o time. O estreante goleiro Thiago salvou em investida de Rafael Grampola, que depois sairia para a entrada de Bruno Paulo. No segundo tempo, Juba recebeu um presente da zaga mineira, mas chutou para fora, frente a frente com a meta, causando desespero nas arquibancadas. Era a bola do jogo.
Mas o goleiro Thiago entregou em escanteio cobrado da direita e Bruno Paulo não desperdiçou. Na pequena área, cutucou as redes para decretar a festa da virada. Após o Bra-Pel, a segunda vitória do Brasil no Bento Freitas no ano também veio com o goleiro adversário na caça às borboletas. Sinais de que o time ainda precisa melhorar para vencer e convencer na Série B.
AVALIAÇÃO
Rogério Zimmermann abordou sua convicção no Brasil e no grupo de jogadores. Comentou sobre a impossibilidade de novas contratações e como a situação do Brasil é diferente de clubes como o próprio América Mineiro, que preparou um pacotão de reforços. Sousa novamente foi elogiado pela atuação na lateral-esquerda. Sobre opções para o ataque, RZ citou que há atletas que vão ajudar adiante, pois o campeonato é longo. Contra o América, Grampola iniciou, sentiu e pediu para sair. Bruno Paulo teve a presença de fazer o gol da vitória. Sobre o desempenho, é unanimidade: precisa melhorar e evoluir. Os jogadores são esses no grupo. “Ainda é um time recente, em formação”, destacou Zimmermann.
A VITÓRIA EM NÚMEROS
O Brasil marcou seus primeiros dois gols na Série B 2019. O resultado tirou o time da lanterna para 19º e trouxe a possibilidade de deixar a zona do rebaixamento nas próximas rodadas. O Xavante quebrou o tabu de nunca ter vencido o América. Além da 5ª rodada da B, era o quinto duelo entre os clubes. O Coelho tinha duas vitórias e dois empates no confronto. Um histórico muito positivo do Brasil é jamais ter perdido para mineiros em jogos nacionais em casa. Com o triunfo por 2 a 1 no sábado, o Xavante soma 10 vitórias e 9 empates contra mineiros quando é mandante. Belíssimo retrospecto contra os clubes de Minas Gerais, somando uma vitória sobre o Atlético (1979) e uma sobre o Cruzeiro (1984).
FICHA TÉCNICA: BRASIL 2×1 AMÉRICA-MG
BRASIL: Carlos Eduardo; Ednei, Camilo, Bruno Aguiar e Sousa; Leandro Leite, Carlos Jatobá, Murilo Rangel (Diogo Oliveira), Juba (Daniel Cruz), Branquinho e Rafael Grampola (Bruno Paulo). Técnico: Rogério Zimmermann.
AMÉRICA-MG: Thiago; Leandro Silva, Paulão, Pedrão e João Paulo; Zé Ricardo (Luiz Fernando), Juninho, Felipe Azevedo, Marcelo Toscano, França (Ademir) e Neto Berola (Matheusinho). Técnico: Maurício Barbieri.
- GOLS: Juninho (5’) | Murilo Rangel (8’) e Bruno Paulo (26’/2º).
- Partida válida pela 5ª rodada da Série B
Por: Henrique König