Diário da Manhã

sábado, 11 de maio de 2024

Notícias

 Mais recentes

SETEMBRO AMARELO : Polícia participa das ações de prevenção do suicídio

23 agosto
08:23 2018

Setembro é o mês da prevenção do suicídio. O Setembro Amarelo é uma campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio, para alertar a população a respeito do suicídio no Brasil e no mundo, desenvolver estratégias de prevenção eficazes, assim como auxiliar na redução do estigma associado ao suicídio em todos os meses do ano, mas com atenção especial no mês de setembro.

Setembro amareloO suicídio é um fenômeno complexo e multidimensional, provocado pela interação de múltiplos fatores: biológicos, psicológicos, socioculturais e ambientais, deixando marcas profundas nos sobreviventes (familiares e pessoas próximas) e na comunidade em geral. O suicídio constitui um grave problema de saúde pública do qual, historicamente, o Rio Grande do Sul vem apresentando os maiores índices de morte por suicídio do país, com uma taxa quase duas vezes maior que a brasileira.

Alinhado às orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e considerando que o fenômeno do suicídio demanda ações multidisciplinares e intersetoriais de enfrentamento, o governo do Estado instituiu o Comitê Estadual de Promoção da Vida e Prevenção do Suicídio, do qual a Polícia Civil faz parte.

O Comitê instituído por este Decreto é composto por representantes, titular e suplente, indicados pelos titulares das secretarias da Saúde, de Comunicação, da Educação, da Segurança Pública, do Desenvolvimento Social, Trabalho, Justiça e Direitos Humanos, do Conselho Estadual de Saúde e Instituto de Previdência do Estado do Rio Grande do Sul.

Compete ao Comitê elaborar a Política Estadual de Promoção da Vida e da Prevenção do Suicídio, articular e conduzir ações de governo visando à implantação das diretrizes e das estratégias de prevenção do suicídio estabelecidas pela Organização Mundial de Saúde, garantir a implantação das Diretrizes Nacionais para a Prevenção do Suicídio instituídas na Portaria nº 1.876, de 14 de agosto de 2006 para a esfera estadual, além de buscar o aperfeiçoamento das ações de vigilância epidemiológica do registro do suicídio e das tentativas de suicídio no Rio Grande do Sul.

Centro de Valorização da Vida (CVV) presta apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sobre total sigilo por telefone, e-mail e chat 24 horas todos os dias. Informações sobre o atendimento podem ser verificadas pelo número 188.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções