Diário da Manhã

domingo, 28 de abril de 2024

Notícias

SÍMBOLO DA SIMPLICIDADE : Cirilo é personagem na mudança do Brasil

12 novembro
09:04 2015

Alguns jogadores do atual elenco do Brasil foram personagens de toda a transformação do clube nestes últimos três anos. Entre eles está o zagueiro Cirilo, o símbolo da simplicidade e da eficiência que caracteriza a equipe rubro-negra nesta jornada vitoriosa da segunda divisão gaúcha para a Série B do Campeonato Brasileiro. “Foi uma grande mudança. Ninguém poderia imaginar que se chegaria a tanto”, diz o jogador.

Cirilo foi um dos contratados por indicação do técnico Rogério Zimmermann na mudança do elenco em meados de 2012. Revelado pelo clube, o zagueiro retornava ao Bento Freitas após 10 anos de sua saída. No Brasil, Jeferson Cirilo Mesquita Martha completou um ciclo inédito no futebol pelotense e que dificilmente será repetido. Ele conseguiu acesso na segunda divisão gaúcha pelos três times da cidade: Farroupilha (2004), Pelotas (2008) e Brasil (2013).

Cirilo passou por todas as etapas da transformação do Brasil Foto: Carlos Insaurriaga/Assessoria GEB

Cirilo passou por todas as etapas da transformação do Brasil
Foto: Carlos Insaurriaga/Assessoria GEB

ASCENSÃO – Avançando etapa por etapa, o Xavante obteve três acessos em três anos seguidos, além de disputar por duas vezes a Copa do Brasil e ser semifinalista e campeão do Interior nas duas últimas edições do Campeonato Gaúcho. Saiu da dura realidade dos gramados irregulares do interior gaúcho para jogar em grandes estádios – e lotados. Cirilo foi personagem e testemunha de toda essa ascensão. “Só neste ano, nós jogamos em estádios como Maracanã, Pacaembu, Castelão e Serra Dourada”, lembra.

Aos 35 anos, Cirilo espera renovar contrato com o Brasil para seguir superando limites. Ele diz que ainda não foi procurado para tratar de sua permanência no clube. “A direção está ainda correndo atrás, porque as dificuldades financeiras existem, num ano que foi muito difícil, porque jogamos várias partidas fora de casa. E quando jogamos no Bento Freitas, o estádio tinha capacidade limitada para receber a torcida do Brasil”, afirma.

Cirilo acredita que as conquistas do futebol devem impulsionar o clube para o crescimento em termos de estrutura. “Nessas viagens, neste ano, a gente treinou em Centro de Treinamentos nas outras cidades e viu o quanto os times aqui do interior estão atrasados”, revela. Essas carências ressaltam ainda mais a façanha de um grupo, que fez história. E dentre os personagem, Cirilo – o cara que simboliza bem o jeito do povo xavante.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções