Diário da Manhã

sábado, 18 de maio de 2024

Notícias

Sistema Fecomércio lança 6º Festival Sesc de Música

09 julho
09:55 2015

Evento será realizado entre 18 e 29 de janeiro de 2016 e as inscrições para as classes já estão abertas

A música tomará conta de Pelotas mais uma vez, com a realização do 6° Festival Internacional Sesc de Música. O evento, que acontece entre 18 e 29 de janeiro de 2016, foi lançado na última terça-feira, na Bibliotheca Pública Pelotense, em cerimônia que contou com a presença de autoridades do governo municipal, convidados e imprensa. Também durante o encontro, foi anunciado o período de inscrições para os 24 cursos formativos, que acontece até o dia 7 de agosto pelo site www.sesc-rs.com.br/festival.

No discurso de abertura, o diretor regional do Sesc/RS, Luiz Tadeu Piva, parabenizou Pelotas pelo seu aniversário e ressaltou o quanto o acolhimento da cidade é importante para o Festival. “A escolha da data de lançamento, dia em que Pelotas celebra 203 anos, é um reconhecimento à população, à cidade que recebe tão bem o Festival. Em 2016, será um grande evento, com a presença de 40 professores e 300 alunos de diversos países”, destacou.

Já o diretor artístico do Festival, Evandro Matté, salientou o caráter pedagógico do evento. “O Festival não só atende à comunidade de Pelotas, mas também dá a oportunidade para que a classe musical possa crescer, em todos os sentidos”. Por sua vez, representando o Presidente do Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac, Luiz Carlos Bohn, o diretor da Fecomércio e conselheiro do Sesc, Sérgio Neves, ressaltou a diversidade da programação e os eixos pedagógico e sociocultural do projeto. “O Festival é realmente um evento para um público diversificado, que inclui tanto a população da cidade quanto os alunos e professores. Pelotas conquistou esse evento ao recebê-lo tão bem.”

O prefeito de Pelotas, Eduardo Leite, por fim, destacou empenho dos envolvidos para a realização do projeto e o quanto o evento gera oportunidades para todos. “O Festival de Música é uma oportunidade de crescimento para os músicos, para a população e para a cidade em termos culturais e econômicos. É um evento que já conquistou a população pelotense por suas características.”

O 6º Festival Internacional Sesc de Música terá 12 dias de intensa programação musical com uma série de concertos e apresentações gratuitos em diversos locais de Pelotas, além de 24 cursos formativos ministrados por professores de 13 nacionalidades. O projeto tem como objetivo incentivar o desenvolvimento da produção musical e fomentar o intercâmbio e o desfrute de bens culturais. Já consolidado no cenário cultural de Pelotas, o evento contou, na sua última edição em janeiro de 2015, com mais de 40 espetáculos.

Inscrições para as classes: Os alunos podem optar por uma das seguintes formações: Violino, Viola, Violoncelo, Contrabaixo, Flauta, Oboé (Corne-inglês), Clarinete, Fagote, Trompa, Trompete, Trombone, Trombone Baixo, Tuba, Saxofone, Eufônio, Harpa, Percussão, Violão Clássico, Canto Lírico, Piano e Composição, Prática de Orquestra e de Banda Sinfônica, e Música de Câmara. Entre as modalidades de inscrição estão: aluno bolsista integral (recebe hospedagem em hotéis e pousadas da cidade de Pelotas e alimentação); aluno bolsista parcial (recebe alimentação – almoço e janta); e aluno vinculado à Universidade Federal de Pelotas (a seleção dos alunos para essas vagas são de responsabilidade da UFPel). A lista de alunos selecionados será divulgada no dia 8 de setembro de 2015.

Sobre o Sesc/RS – O Sistema Fecomércio-RS, através do Sesc, promove o bem-estar social de trabalhadores do comércio de bens e serviços e de toda a comunidade. Presente nos 497 municípios gaúchos, o Sesc/RS realiza atividades sistemáticas em áreas como a saúde, esporte, lazer, cultura, cidadania, turismo e educação. Atualmente, a estrutura da Instituição conta com 43 Unidades Operacionais e 23 Balcões Sesc/Senac. Saiba mais em www.sesc-rs.com.br.

AUTORIDADES e convidados prestigiaram a solenidade

AUTORIDADES e convidados prestigiaram a solenidade

::: SOBRE O 6º FESTIVAL INTERNACIONAL SESC DE MÚSICA ::::

  • O QUE É? O Festival Internacional Sesc de Música é um dos maiores da área na América Latina e tem o objetivo de incentivar o desenvolvimento da produção musical e fomentar o intercâmbio e o desfrute de bens culturais.
  • QUANDO e QUANDO? De 18 a 29 de janeiro de 2016, em Pelotas.
  • COMO? Durante o Festival, no turno da manhã, acontecem as classes (cursos); no período da tarde, os ensaios; e à noite, as apresentações, todas com entrada franca para a comunidade.

::: DADOS GERAIS :::

  • – 13 países representados no grupo de professores.
  • – 40 professores, dos quais 14 estarão pela primeira vez no Festival.
  • – 24 cursos disponibilizados, reunindo cerca de 300 alunos de diversos estados e países.
  • – As inscrições para os cursos ocorrem entre os dias 8 de julho e 7 de agosto de 2015, pelo site www.sesc-rs.com.br/festival.
  • – A realização do Festival é do Sistema Fecomércio-RS/Sesc e tem o apoio institucional da Prefeitura Municipal de Pelotas e o apoio cultural da Universidade Federal de Pelotas, Universidade Católica de Pelotas, Faculdade Senac, Bibliotheca Pública Pelotense, Unisinos, Ospa, Café 35 e Expresso Embaixador.

::: INSCRIÇÕES :::

 

As inscrições para os cursos somente poderão ser realizadas através do site www.sesc-rs.com.br/festival

Período das inscrições: 08/07 a 07/08/15

O Festival disponibilizará as seguintes modalidades de inscrição:

  • – Aluno bolsista integral: recebem hospedagem em hotéis e pousadas da cidade de Pelotas e alimentação.
  • – Aluno bolsista parcial: recebem alimentação (almoço e jantar).
  • – Aluno vinculado a Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)*.
  • – Aluno vinculado a projetos sociais do Estado do RS, conveniados ao festival.

A inscrição do aluno atesta o seu conhecimento sobre as normas, direitos e deveres presentes no regulamento do Festival, no entanto, ainda não garante a sua participação.

*Os alunos vinculados a UFPEL devem realizar a inscrição no mesmo período e no site do Festival como os demais interessados. É necessário que seja informado no currículo que o mesmo estará ocupando as vagas disponibilizadas para Universidade. Os alunos vinculados a projetos sociais devem preencher os mesmos requisitos do demais (envio de currículo e vídeo) e anexar carta de recomendação do projeto que atua com confirmação de estar vinculado ao projeto, assinada pelos respectivos responsáveis pelo projeto.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções