Diário da Manhã

segunda, 29 de abril de 2024

Notícias

 Mais recentes

SORRINDO NA ESCOLA : Programa de saúde bucal agora é Lei

12 dezembro
08:57 2016

O programa Sorrindo na Escola, criado há dois anos e executado via parceria entre as Secretarias de Saúde (SMS) e de Educação e Desporto (Smed), acaba de ganhar caráter definitivo. Na manhã de sexta-feira (9), no Salão Nobre da prefeitura, a prefeita em exercício Paula Mascarenhas assinou a Lei 6.395, de 8 de dezembro de 2016, que institui a política pública de ações educativas e preventivas quanto à saúde bucal. O projeto é promovido junto aos alunos do Pré B ao 3º ano do ensino fundamental da rede municipal de ensino.

ASSINATURA da lei municipal ocorreu na sexta-feira na Prefeitura

ASSINATURA da lei municipal ocorreu na sexta-feira na Prefeitura

“Agora, virou Lei. Não há mais riscos que deixe de existir”, afirmou Paula, satisfeita em assegurar mais esta política pública de saúde bucal. Voltando-se às seis crianças presentes, disse que “cuidar dos dentes é importantíssimo. Antigamente, não eram dadas tantas informações e as pessoas sofriam com as cáries. Aprender a escovar e a usar o fio dental são ações que evitam problemas”, recomendou.

A coordenadora do programa, Gilda Amaral, informa que o Saúde na Escola atinge as 88 escolas municipais. “Isso significa que cerca de dez mil alunos têm acesso à educação nesta área. O programa é continuado – as instituições de ensino recebem mais de duas visitas da equipe por ano. Além das atividades educacionais, com recursos lúdicos, as crianças ganham kits com escova e creme dental.”

O PROJETO

O objetivo da educação em saúde bucal é que as crianças tornem-se autônomas no controle da sua própria saúde. O carro-chefe é a escovação supervisionada direta – treino para que depois a ação fique por conta de cada aluno. O programa Sorrindo na Escola conta com uma dentista e duas auxiliares em saúde bucal. “Fico feliz que programas importantes como este se consolidem e deem resultados”, afirmou a prefeita ao agradecer as equipes da SMS e da Smed pela colaboração.

O ato de assinatura da Lei contou com a presença de crianças da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Luciana de Araújo, do secretário da Smed, José Francisco Conceição; da secretária executiva da SMS, Ana Costa; e de servidores colaboradores.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções