SUSEPE : Região Sul terá monitoramento eletrônico
Uma parceria entre a Vara de Execuções Criminais (Vec/Pelotas) e a Divisão de Monitoramento Eletrônico (DME) da Susepe regulamentou as atividades de monitoramento eletrônico da 5ª Região Penitenciária, na Zona Sul do Rio Grande do Sul. Inicialmente, até cem presos usarão tornozeleira eletrônica. O serviço começa no dia 20 deste mês.
Conforme o chefe da DME, Lucas Maurer, a base de monitoramento da 8ª Região Penitenciária, em Santa Cruz do Sul, vai absorver a demanda da cidade de Pelotas. Os servidores Adriano Martins e Samantha Lopes de Moraes Longo vão coordenar o serviço de monitoramento da 5ª Região.
Atualmente, o estado tem três centros de monitoramento: no Instituto Penal de Monitoramento Eletrônico da Região Metropolitana, que também monitora a 7ª Região (Serra); no Instituto Penal da 2ª Região, que ainda atua na 2ª (Centro), na 3ª (Missões) e na 4ª (Alto Uruguai) regiões penitenciárias; e no Instituto Penal de Monitoramento Eletrônico da 8ª Região, que agora vai passar a monitorar apenados da 5ª Região (Pelotas).
Em todo o Rio Grande do Sul, já são 1.626 monitorados na base principal, 268 na base da 8ª Região e 250 sob responsabilidade da 2ª Região (Santa Maria).
A definição aconteceu durante reunião na quarta-feira (28), que contou com a participação do juiz titular da Vec/Pelotas, Regis Vanzin; da defensora pública Roberta Silveira; do chefe da DME, Lucas Maurer; de delegados regionais penitenciários da 8ª e da 5ª regiões; bem como de servidores dos estabelecimentos prisionais da cidade.