TAEKWONDO : Projeto mescla esporte com a cultura da paz
Promover a paz por meio da prática esportiva pode parecer incoerente à primeira vista, mas é justamente isso que o projeto Quem Luta não Briga (QLNB) tem feito desde 2011, em Pelotas.
A ideia surgiu de uma demanda da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Ferreira Viana, que na época buscava uma solução para conflitos internos entre os alunos da instituição. O professor de educação física e mestre de Taekwondo, Rossano Diniz, foi então convidado pela direção da escola para ministrar aulas da técnica aos estudantes com problemas disciplinares e interessados.
Com o sucesso da iniciativa, surgiu a necessidade de ampliar o projeto para além da instituição. Somado ao apoio da Secretaria de Educação e Desporto (Smed), veio a participação da Escola Superior de Educação Física (Esef) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e do Instituto de Menores Dom Antônio Zattera (Imdaz), que possibilitou a expansão para novos locais de treinamento, abertos à comunidade.
Atualmente são cinco núcleos do QLNB espalhados pela cidade: Colégio Municipal Pelotense (CMP) – no Centro -, Instituto de Menores Dom Antônio Zattera – no Areal -, Esef/UFPel – nas Três Vendas -, AABB UFPel – no Porto – e, ainda, na Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Bernardo de Souza, onde são realizadas aulas de iniciação ao Taekwondo, voltadas a crianças com idade entre 4 e 6 anos.
O QLNB E O PACTO PELOTAS PELA PAZ
Os resultados positivos do projeto inspiraram a expansão do QLNB junto à Secretaria de Segurança Pública (SSP). A nova proposta busca criar turmas para a prática do Taekwondo voltadas aos jovens em situação de vulnerabilidade social, identificados previamente. A iniciativa, denominada Lutas pela Paz, integrará o eixo de Prevenção Social do Pacto Pelotas pela Paz.
“O que mais me deixa satisfeito é ver que, a partir do contato com o Taekwondo, os alunos se interessaram em estudar em áreas como a fisioterapia e educação física. Eles percebem a capacidade que têm para realizar qualquer coisa que desejem”, comemora o professor Rossano Diniz.
Para participar os atletas precisam estar estudando e apresentar bom rendimento escolar, desenvolver a capacidade de evoluir individualmente e manter o espírito de equipe, além de seguir o lema do projeto e utilizar as técnicas de luta apenas nos tatames, tornando-se agentes da paz em suas comunidades.
A PRÁTICA NA VIDA
Ketlen Santana tem 17 anos e é atleta do QLNB há pouco mais de um ano. Portadora da faixa amarela – uma categoria intermediária -, a garota diz que tem como objetivo seguir competindo e conquistar a faixa preta.
“Na escola, os colegas respeitam quem participa do Quem Luta não Briga. Com a prática me tornei menos tímida também e tem sido muito bom para o meu desenvolvimento”, conta a atleta.
Luciano Lopes também tem 17 anos e comenta que não imaginava que a luta faria parte de sua vida. O jovem, mais ligado às manifestações artísticas, conta que participava do Grupo Tholl, gostava de dança e teatro, o que já lhe conferia desinibição e preparação física, pré-requisitos para uma melhor performance no Taekwondo.
“No início estranhei um pouco, mas depois fui compreendendo melhor o esporte e percebi que ele pode transformar a minha vida”, explica.
Para participar
Pais que desejam matricular seus filhos de 4 a 6 anos devem comparecer à Emei Bernardo de Souza, situada na rua Padre Anchieta, 3553, nos dias de treino de iniciação ao Taekwondo, que ocorrem às terças-feiras, das 10h às 11h e das 15h às 16h. Alunos a partir dos 7 anos podem participar de um dos outros quatro núcleos da prática, devendo entrar em contato com o professor no horário das aulas e combinar o primeiro treino experimental.
CONFIRA OS HORÁRIOS:
- Núcleo AABB/UFPel (rua Coronel Alberto Rosa, 580): aulas nas terças e quintas, das 19h às 20h
- Núcleo Colégio Municipal Pelotense (rua Marcílio Dias, 1523): aulas nas segundas-feiras, das 17h45 min até as 19h
- Núcleo Esef/UFPel (rua Luís de Camões, 625): aulas nas quartas das 19h às 20h e nos sábados das 15h às 16h
- Núcleo Instituto de Menores Dom Antônio Zattera (avenida Domingos de Almeida, 3150): aulas nas segundas e sextas, das 10h30min até as 11h30min e das 13h às 14h30min.