Diário da Manhã

sábado, 20 de abril de 2024

Notícias

 Mais recentes

Teatro de animação narra a vida do autor Saint-Exupéry

08 março
10:08 2014
Cia. Mútua de Itajaí viabiliza turnê através do Prêmio Funarte de Teatro  - Foto: Roberta Bittencourt

Cia. Mútua de Itajaí viabiliza turnê através do Prêmio Funarte de Teatro – Foto: Roberta Bittencourt

Quinta-feira às 19h e 21h no “Tablado de Teatro” da UFPel, exibições gratuitas do espetáculo “Exupéry”. Trata-se de etapa local da turnê que, no Estado, também terá apresentações em Caxias do Sul, Porto Alegre e Passo Fundo. A montagem é da Cia. Mútua de teatro de animação. O grupo proveniente de Itajaí divulga que a maratona pelo País, decorre do Prêmio Funarte de Teatro Myriam Muniz 2012, iniciativa do Ministério da Cultura.

ESPETÁCULO de acordo com o grupo: “Antes de ter se tornado mundialmente conhecido pelo romance ‘O Pequeno Príncipe’, Saint-Exupéry trabalhou para a Companhia de Correio Aéreo Aéropostale, entregando cartas em escalas de voos diários, que se estendiam pela Europa, África e América do Sul. No Brasil a ‘linha’ ia de Natal (RN) a Pelotas (RS). É neste contexto, dentro de um hangar, sem uma única fala que é encenada a montagem do espetáculo ‘Um Príncipe Chamado Exupéry’. A peça tem duração de cinquenta minutos, capacidade para uma plateia de sessenta pessoas e destinada ao público adulto”.

ELOGIO – Integrantes da Cia. Mútua acrescentam: “Para a montagem do espetáculo, estudamos a vida e obra de Antoine de Saint-Exupéry, com pesquisa de campo na França e no Brasil. Familiares de Saint-Exupéry também assistiram à peça no Brasil e ficaram impressionados com a montagem. ‘Não esperávamos que a história de nosso tio-avô fosse retratada de forma tão mágica e fiel à realidade. O boneco é muito parecido com ele’, comentaram Hélène de Sèze e Isabelle d’Agay, sobrinhas-netas de Saint-Exupéry”.

CIA. MÚTUA foi fundada em 1993. Desde 2002 o grupo pesquisa teatro de animação. Também dedica-se ao clown, pantomima e narrativa cênica. Na trajetória doze premiações nacionais e internacionais. Em festivais, participações na França, Espanha, Chile e Argentina. No repertório: “Exílios” (2013); “Um príncipe chamado exupéry” (2010); “Flashes da Vida” (2007); “Felizes para sempre” (2005); “Teatro Lambe-Lambe” (05); “A Caixa” (04). Na internet: ciamutua.com.br/home

Tecnologia para realização de objetivos 

Dia 15 das 13h30min às 18h, psicóloga Ana Beatriz Medeiros Brito estará ministrando o workshop “Criando objetivos e gerando prosperidade para 2014”.  Inscrições até quinta-feira. Como local, espaço “Lumière Livros e Presentes” – rua Andrade Neves 2.881. Informações: 3028.2585. E-mail: [email protected]

CONTEÚDO abrangerá: importância de traçar objetivos; tecnologia da realização de objetivos; obstáculos para atingir objetivos; autoavaliação; escolha de resultados desejados para 2014; limpeza de obstáculos; gerando prosperidade.

Psicóloga Ana Beatriz Medeiros Brito divulga programação

Psicóloga Ana Beatriz Medeiros Brito divulga programação

METODOLOGIA conforme a ministrante: “Num clima de descontração, o programa é constituído de exposição dialogada, técnicas e vivências que despertam sua criatividade e desenvolvem os recursos necessários para a criação e obtenção de resultados desejados. A base é a Programação Neurolinguística e Coaching”. Na internet: anabeatrizbrito.blogspot.com.br. E-mail: [email protected]

SUCESSO – Ana Beatriz explica: “Cada um vive de acordo com os seus propósitos, de acordo com a suas prioridades, sua história, seus recursos. Tendo consciência ou não. Algumas pessoas, as de sucesso, a cada ano, fazem projetos e cumprem um ritual para realizá-los; outros fazem planos e os esquecem em sua memória ou em uma gaveta qualquer e, quando chega o fim do ano, sentem-se chateados, tristes, decepcionados ou qualquer outra denominação que dêem para suas frustrações devido ao seu desleixo e outros ainda, apenas deixam a vida lhe levar. Qualquer caminho serve para quem não sabe onde quer chegar, sabia? E isso pode ser danoso”.

Ciclo aborda filosofia e a música no cinema

Na próxima semana acontecerá abertura do ciclo “A filosofia e a música no cinema”. A informação é do prof. dr. Luis Rubira (UFPel), que idealizou e coordena o “Cine Filo”. Na quinta edição do projeto, a temática será a música. Até 19 de dezembro, como de praxe, sessões às 20h das sextas-feiras. Na programação, quarenta filmes no Centro de Integração do Mercosul – rua Andrade Neves nº 1.529.

SENHAS – Rubira acrescenta que, a exemplo de anos anteriores, não será cobrado ingresso. Porém, senhas deverão ser retiradas no local da exibição, durante o dia da sessão. A realização é do Instituto de Filosofia, Sociologia e Política da UFPel. Apoio do Núcleo de Estudos Fronteiriços e Centro de Integração do Mercosul.

PROGRAMAÇÃO terá blocos temáticos. Assim, abertura com o filme “Pink Floyd – The Wall”. Na sequência, entre 21 de março e 30 de maio, dez filmes no “Primeiro Movimento”: “No Direction Home” – Bob Dylan; “Jimi Hendrix”; “The Doors”; “Tropicália”; “One plus one” (Rolling Stones); “Loki” – Arnaldo Baptista; “Woodstock”; “Raul – o início, o fim e o meio”; “Sid e Nancy”; “American Pop”.

SEGUNDO Movimento, com treze filmes, será entre os dias 6 de junho e 29 de agosto. O “Terceiro Movimento” entre 5 de setembro e 31 de outubro. Já o “Finale” entre 7 de novembro e 19 de dezembro.

Por Carlos Cogoy

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções