Diário da Manhã

sexta, 03 de maio de 2024

Notícias

 Mais recentes

TEATRO ESCOLA : Sessão solene no centenário do TEP

TEATRO ESCOLA : Sessão solene no centenário do TEP
17 junho
09:42 2014

Amanhã (18/6) às 18h na Câmara Municipal, sessão solene para homenagear o centenário do Teatro Escola de Pelotas (TEP). A proposição foi do vereador Ivan Duarte (PT). O TEP neste ano está desenvolvendo cursos infantil e adulto, e o local é o clube Caixeiral.

A 20 de junho o TEP estará completando cem anos. Conforme divulgação, é considerado como o mais antigo grupo teatral em atividade no País. Desde dezembro de 2008, a Prefeitura declarou o Teatro Escola como “Bem Cultural de Natureza Imaterial”. Assim, ao TEP foi concedido o título de “Patrimônio Cultural Pelotense”. Também naquele ano, selecionado no projeto Arte SESC – Cultura por toda a parte, o grupo percorreu o Estado com o espetáculo “Os Saltimbancos da Terra de Agahscar”. Dois anos depois, teatro de rua com a montagem “Histórias de Lavadeira”, destinada ao público infantil. O espetáculo, que também integrou programação do SESC, foi exibido até 2011. Neste ano, estendendo-se até 2012, em co-produção com o grupo Entremez, montagem “Entremez da Rainha Dona Maria I, a Louca, e Seu Fiel Criado Belisário”. A peça homenageou os cinquenta anos de teatro de Valter Sobreiro Jr, autor e diretor do espetáculo.

Diretora Barthira Franco

Diretora Barthira Franco

Desde o ano passado, organização do centenário. Assim, neste ano estão sendo oferecidos curso e oficinas. Também montagens adulta e infantil, com elencos profissional e amador. O TEP informa que será lançado o projeto “MiniTeatro”. O objetivo é atender crianças até dez anos, apresentando peças de curta duração. No projeto, atividades didático-pedagógicas e recreação com as crianças após a peça. “Passaram-se cem anos desde a estréia de ‘Por um Triz’. O sonho de Antônio Alves dos Reis e seus seguidores ainda não acabou. O Teatro Escola de Pelotas espera, com o estímulo da comunidade, continuar seu trabalho como o mais antigo grupo teatral brasileiro em atividade. É, certamente, um dos bens culturais de natureza imaterial, mais valiosos do patrimônio cultural do Estado e País”, diz a diretora Barthira Franco, que está à frente do TEP.

TRAJETÓRIA marcada pela dedicação de diretores como Davi José Zanotta em 1946 –  então Corpo Cênico da União Pelotense passou a designar-se Teatro Escola de Pelotas. Ruy Barbedo Antunes dirigiu o TEP a partir de 1965. Entre 1972 e 2004, a direção esteve a cargo do teatrólogo, escritor e professor Valter Sobreiro Jr.

Comentários ()

Seções